Tempo de sobra, tempo esgotado

06/05/2018 13:31 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

Para expressar uma ideia consistente sobre algo que mereça sua atenção, de quanto tempo você precisa? Não responda agora. Depende do assunto, dos objetivos dessa tarefa e da abrangência que se pretenda alcançar – alguém poderia dizer. Penso no recurso da fala, na defesa oral de um ponto de vista. Em tese, é possível estabelecer um limite de alguns minutos, ou de algumas horas, para o indivíduo expor um raciocínio lógico, com preliminares, hipóteses e conclusões.

 

Mas isso não resolve o drama que é definir a exata duração de um intervalo de tempo para formular um pensamento. Como chegamos a tal definição? Por exemplo: numa palestra sobre a morte da arte na era do nada que pode ser tudo, uma hora está de bom tamanho para o palestrante? Ou em 30 minutos ele mata a conversa? Quando vamos a um evento desses, a cronologia do falatório é um aspecto quase rigoroso. E não sabemos quais requisitos decretaram a precisão do relógio.

 

Na tribuna do parlamento, antes de começar mais um daqueles discursos, o deputado ou o senador ouve o presidente da sessão avisar: “Vossa Excelência tem 20 minutos”. É o que prevê o regimento da casa. Com o prazo esgotado, uma espécie de sirene dispara, implacável, para informar que o orador deve se calar. Como se chegou a esse acordo temporal, também não sabemos.

 

Algo parecido se vê nos julgamentos do Supremo Tribunal Federal. A Presidência informa que o advogado terá míseros 10 minutos para tentar salvar o pescoço de seu cliente, e nem um segundo a mais. Nesse ambiente, o controle é bem mais inflexível. Caso o defensor seja interrompido, o tempo será descontado. Já os ministros, inclusive para acusar, falam eternamente. Não há limite.

 

O tempo é mortal na guerra das eleições, não apenas durante o famoso guia eleitoral na TV, mas também nas entrevistas e, mais ainda, nos debates. Diz o mediador: “O tema sorteado é educação. Candidato, o senhor tem 1 minuto e meio para explicar seus planos para o setor”. É ficção. O que ouviremos será uma sequência de frases feitas, tramadas pela refinada ciência de marqueteiros.

 

Na impossível tentativa de amenizar a modorrenta cerimônia do Oscar, deram 30 segundos para o premiado listar seus agradecimentos. Porque se não houver um freio, atores e atrizes mandam beijos a meio mundo, do trisavô ao cachorrinho da família. Artista, quando abre a boca, a gente sabe como é. Padrão semelhante, com ínfimas variações, é seguido em festivais de arte nos quatro cantos.

 

Seja onde for, não importa a pauta, seu tempo de fala muitas vezes está pré-estabelecido. E não adianta reclamar. Acrescento, é claro, o caso dos 15 segundos que a TV Globo concedeu ao povo para que ele resuma sua utopia brasileira. Aí, o critério da emissora é o mesmo aplicado para as entrevistas que aparecem nas reportagens. Conheci essa filosofia global por dentro da máquina.

 

Quando uma afiliada, como a TV Gazeta, produz conteúdo para o Jornal Nacional, o editor sabe que a reportagem não pode ultrapassar 1 minuto e meio. E a voz de personagens pode chegar, no máximo, nos 15 segundos. Acima disso, as cabeças pensantes na redação da Globo dizem que ninguém mais presta atenção. Preconceito? Delírio? Preguiça? Veja aí o que você acha dessa marmota.

 

Porque tudo tem de ser rápido, nenhuma vírgula a mais será permitida. A pressa, a velocidade e a urgência nos impõem um jeito único de existir – e até para morrer, inventamos a morte súbita. Mas, para impor o cronômetro na elaboração do pensamento, todo critério será abusivo.

 

Agora, se está provado que urgente mesmo é cada instante inapreensível da vida, que tudo comece e acabe num samba eterno de Wilson Batista: Meu mundo é hoje/ Não existe amanhã pra mim...

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..