Um amigo, sempre atento ao inclassificável mundo da política, me enviou por e-mail a imagem de uma publicação feita por um jovem candidato no Instagram. Até onde sei, o rapaz é um estreante na seara eleitoral. Acaba de deixar um cargo no serviço público, para tentar uma cadeira de deputado estadual. Ele informa, pela rede social, a última atividade da qual participou como preparação para encarar a briga pelo voto do eleitor. É aí que entra o apresentador Lata Velha, da Rede Globo.
Luciano Huck desistiu da candidatura a presidente, mas continua firme na sua missão de transformar o Brasil. Eu sei, parece piada; aliás, é uma piada. Mas não devemos esquecer que até Fernando Henrique Cardoso foi contagiado pelas brilhantes ideias do sócio da Angélica. Pois nesta segunda-feira (16/04), Huck deu uma aula para uma multidão formada por pessoas que estão engajadas na “renovação da política”. A palestra foi organizada por um movimento chamado Renova Brasil.
O troço ocorreu em São Paulo. A turma que vi na foto da publicação ouviu as lições do animador de auditório durante o Terceiro Módulo de Formação de Líderes. Sim, você leu certo, Huck está ensinando a jovens políticos como se forma uma liderança. O que eu devo pensar a respeito disso, Jesus de Belém?! Por obrigação profissional, conferi o Instagram do próprio Luciano. Ele divulga o evento, com imagem do auditório entupido. Conclusão: vem aí uma enxurrada de líderes...
Um indício certeiro de como as ideias do apresentador têm consistência e seriedade está nas postagens de sua rede social. Logo após a divulgação da palestra para a turma de futuras lideranças, vêm aquelas famosas fotos com a mulher, os amigos ou os bichinhos de estimação. Sem querer, o pensador que forma aspirantes à vida pública revela a essência de seus interesses. Vendo o espetáculo, fica até mais claro por que o delírio de chegar à Presidência do país.
Luciano Huck é um Chacrinha piorado. Seus quadros no programa representam o pior tipo de assistencialismo. “Resolver a vida” de alguém, depois de uma pesquisa de puro marketing, de olho na audiência, é uma mistura de messianismo e demagogia. É quase inacreditável que essa infame exploração da miséria resista até hoje na televisão brasileira. Alguém acredita mesmo que isso represente alguma novidade para “melhorar” a vida dos brasileiros? A resposta é trágica: sim.
E entre tantos que embarcam nessa patacoada, é claro que alagoanos não poderiam faltar. É o que acabo de descobrir. Insisto no ponto mais surreal: é gente que se apresenta como portadora de ideias transformadoras para nossas vidas! É por essas e outras que, quando vejo um engomadinho serelepe pregando renovação na política, minha vontade é despejar aqueles elogios impublicáveis. Contenho-me, para não importunar os leitores. Quanto a Luciano Huck, algum dia será mesmo candidato.
Para quem tiver curiosidade sobre o que acabo de relatar, basta visitar as publicações do Renova Brasil e do apresentador na rede social. Que fique claro, naturalmente, que não estou incentivando ninguém a se filiar a essa vanguarda do pensamento nacional. Ocorre que, como jornalista, tenho de trazer os fatos da maneira mais completa possível. No mais, cuidado com “renovadores”.