A promessa mais desmoralizada

14/03/2018 02:15 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

Durante a campanha de 2016, João Doria prometeu que, se eleito prefeito de São Paulo, ficaria no mandato até o fim – e não cogitava sequer disputar a reeleição. Ele acaba de anunciar a candidatura ao governo paulista – repetindo, aliás, a conduta de outro tucano, José Serra, doze anos atrás. Em 2006, Serra largou a prefeitura após um ano e três meses no cargo para também concorrer ao governo. Nos dois casos houve compromisso no papel, para atestar a seriedade da coisa.

 

Mas nem a assinatura, nem o registro do documento em cartório, nem a firma reconhecida, tudo às claras e preto no branco, nada impede a reincidência do crime – a mais escandalosa falsa promessa. Sem argumento sério diante da mentira em estado bruto, tem-se um espetáculo de demagogia embalado numa retórica sem base na realidade. Cumprir os quatro anos de mandato deve ser a promessa mais desmoralizada por políticos na história recente do país.  

 

Por ironia, o também tucano Rui Palmeira teria muito mais razões para deixar o mandato e disputar a cadeira de governador. Rui está no segundo mandato na Prefeitura de Maceió – e, que eu saiba, nunca se pronunciou sobre tempo de permanência no posto de prefeito. Seu colega de partido, Doria cai fora do barco com menos de um ano e meio de mandato. Para quem vende o slogan marqueteiro do “não político”, o rei da propaganda revela que é tão profissional quanto as mais velhas raposas. 

 

E por falar em promessa, não vamos esquecer que 2018 é tempo de produção em larga escala dessa commodity espiritual. Seja no campo da economia ou no âmbito da saúde e segurança, a revolução está a caminho, na mente brilhante de cada candidato. Como fabricar insanidades em forma de discurso eleitoral está permitido nas democracias, fatalmente a diversão está garantida.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..