O Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), do Ministério Público Estadual (MPE), solicitou à 17ª Vara Criminal da Capital a prisão de José Antônio Figueiredo Souto, proprietário da empresa de fachada Nativa Construções – de Jacaré dos Homens – investigada por participar de esquemas fraudulentos em diversos municípios do Sertão de Alagoas, como Poço das Trincheiras e Ouro Branco.

De acordo com o promotor do Gecoc Luís Tenório, responsável pelas investigações, a Nativa Construções lucrou cerca de R$7 milhões de reais em contratos fraudulentos em três municípios. Além de Ouro Branco e Poço das Trincheiras, diversas cidades sertanejas estão sendo investigadas, mas ainda não tiveram seus nomes divulgados.

O esquema investigado pelo Gecoc entre a Nativa Construções e as prefeituras aconteceu durante o ano de 2016 durante as gestões de Gildo Rodrigues (Poço das Trincheiras) e Atevaldo Cabral (Ouro Branco).

A fraude consistia em contratos firmados entre a empresa e as prefeituras, mas os próprios funcionários municipais eram os responsáveis pela realização das obras contratadas e a empresa recebia o valor pago e devolvia uma porcentagem às prefeituras.

Ainda segundo o promotor Luís Tenório, a Nativa Construções não possui sede, nem aparato estrutural para a realização de obras arquitetônicas.

Além do dono da empresa e dos dois prefeitos, outros envolvidos tiveram seus mandados de prisão solicitados pelo Gecoc.

*Estagiário