Julgamentos imprevisíveis

17/10/2017 04:34 - Blog do Celio Gomes
Por Redação
Image

1. Dizem alguns que você não pode comentar decisões da Justiça, porque isso é para especialistas. Logo, se o Direito não está entre as áreas de sua educação formal, considere-se desautorizado para falar qualquer coisa. Discordo, é claro. Por isso tratamos aqui, de vez em quando, do que se diz nas sentenças e nos tribunais, nas palavras de juízes, desembargadores e ministros.

 

2. Quando uma sentença percorre páginas e páginas com digressões políticas e palavras de ordem, boa coisa não teremos no desfecho. Assim também são alguns votos no STF, quando os ministros estão mais preocupados com a plateia do que com a aplicação das leis. O caso Aécio é mais uma dessas oportunidades em que o Supremo, rachado, até ameaça uma bomba: fazer o certo.

   

3. Na república das delações, quem se lembra de tudo o que já foi revelado nos últimos três anos? Se o que dizem todos os delatores está valendo, tudo é possível, até mesmo a anulação do processo de impeachment que cassou o mandato de Dilma Rousseff. A tese veio a público após vídeos do delator Lúcio Funaro, autor de acusações que atingem uma multidão.

   

4. Ciro Gomes, o coronel do Ceará, continua alternando os discursos de defensor e acusador de Lula. Depende da plateia. Quando fala a estudantes, jovens e sindicalistas, denuncia a perseguição a um ex-presidente que veio do povo. Quando discursa para empresários e gente do mercado financeiro, aí Lula é tratado como alguém que traiu ideais e sujou as mãos. Ciro é um caso clássico.

 

5. Prefeitos alagoanos vão a Brasília pedir ajuda financeira. Alegam que uma crise da moléstia está acabando com os municípios. Como escrevi em texto anterior, a marcha rumo à capital do país era um movimento previsível. Prefeituras quebradas cobrando dinheiro da União é uma de nossas tradições incontornáveis. A sequência dos fatos reafirma isso tudo.

 

6. Voltemos ao STF. Com decisões recentes que vão na contramão do que já foi julgado ali mesmo, no Supremo, os ministros parecem determinados à revisão intempestiva de seus próprios votos. É nesse ambiente que prospera a ideia de rever a regra de prisão logo após sentença condenatória na segunda instância. Essa regra, aliás, mostra que a faca continua no pescoço do STF.

 

7. Judiciário. Planalto. Arte. Eleições 2018. O pensamento sobre o dia a dia anda por essas palavras e esferas da vida pública. Mas é claro que o repertório mudará com alguma rapidez. Enquanto isso, envio novas ideias soltas, direto da zoada típica do universo da informação.  

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..