Afiliadas da Rede Globo censuram Lula

10/09/2017 12:30 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

O ex-presidente Lula visitou o Nordeste, a bordo de uma caravana que mobilizou muita gente por onde passou. Em Alagoas, esteve em Penedo, Arapiraca e Maceió. Fez discurso e recebeu homenagens. Pelas imagens dos eventos, falou para multidões. Produziu um fato político de peso. Tratando-se de quem se trata, impossível não receber cobertura da imprensa.

É claro que não vou explicar por que Lula é notícia. Ninguém precisa explicar uma coisa dessas. Mas isso não valeu para o jornalismo praticado nas emissoras de TV afiliadas da Rede Globo. Lula – na pauta da imprensa mundial – não despertou o interesse dos telejornais em Alagoas e nas demais afiliadas da rede, em outros estados.

Repare no contraste. Em Julho passado, houve uma passeata em Maceió, uma dessas iniciativas algo meio patéticas, em defesa do juiz Sérgio Moro e pela prisão de Lula. Aí, sim, foi notícia nas emissoras globais, com direito a entradas na programação, fora do horário dos telejornais.

Quando a Globo toma uma decisão editorial, a regra é imposta também aos departamentos de jornalismo das afiliadas, sem que estas tenham sido sequer ouvidas a respeito. São apenas comunicadas. Sei disso por experiência própria.

Não estou defendendo uma cobertura favorável a Lula. O problema é a omissão diante de um fato que é notícia sob qualquer critério que se use. Goste-se ou não, o presidente mais popular da história brasileira é personagem central no presente e no futuro que nos espera logo adiante. Candidato em 2018 ou ameaçado de prisão, o caso Lula se impõe às manchetes. Se uma grande empresa de imprensa despreza tamanha evidência, de uma coisa sabemos: o jornalismo sucumbiu a outros interesses.

Falei de experiência própria, e explico. Durante seis anos, entre 1995 e 2001, exerci cargos de direção no jornalismo da TV Gazeta. Na relação com a Globo, conheço os métodos e a filosofia. A pauta e a abordagem de muitos assuntos são definidos bem longe da afiliada, no Rio ou em São Paulo, onde estão as mentes do comando global.

Por isso, temos o que temos. Lula veio ao Nordeste e, mesmo arrastando milhares de pessoas em muitos eventos – num país em permanente terremoto social –, nada de notícia nas afiliadas da TV Globo. Como diria um personagem de Nelson Rodrigues, muito além do Fantástico: caso sério, caso sério!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..