Grandiosos projetos! Mas só no papel

09/09/2017 18:28 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

Vem aí a redenção econômica de Alagoas, em forma de estaleiro. Vamos construir e vender navios. Também estão garantidos aeroportos em Penedo, Arapiraca e Maragogi. Outra novidade é o Marco Zero do Turismo de Maceió, um grandioso investimento à beira-mar de Ponta Verde.

Ao longo dos últimos anos, esses e outros projetos tramados por sucessivos governos estaduais e municipais ficaram no meio do caminho. Em todas essas fraudes, houve uma perversidade em comum: muito dinheiro foi jogado fora na publicidade de algo que jamais virou realidade.

Se você pesquisar, a lista desse tipo de obscenidade vai muito longe. Agora mesmo, algum agente da máquina burocrática está em alguma biboca ou avenida jurando mais uma fantasia puramente eleitoreira. Prometer tudo e entregar espuma, eis um hábito compulsivo e indestrutível de nossa política cotidiana.

Até hoje esperamos pela riqueza advinda da exploração mineral do Agreste, outra frente de desenvolvimento para nossa economia. Assim como no caso do estaleiro, a parceria entre Estado e capital privado prometia um novo mundo a partir da mineração do solo de Craíbas.

Em outra ponta, para desafogar o trânsito da capital, a solução também reaparece, a cada temporada, nos anúncios de propaganda do governo. Não sai do papel há quase uma década – mas o marketing não falha nunca. Otimista, não vejo a hora de descer e subir toda a Avenida Fernandes Lima, flutuando sobre carros e palmeiras, nos trilhos de um VLT. Será que vai demorar?

(Como jornalista, em diferentes postos e empresas, e em outras épocas, escrevi sobre os projetos citados neste texto. Por dizer o que pensava sobre esse tipo de estelionato, mais de uma vez fui acusado por patriotas locais de ser um “alagoano do mal”).

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..