De 19 a 22 de maio aconteceu  I Jornada dos Desafios  Abolicionistas do Século XXI, uma produtiva agenda de lutas.

Iniciativa da ativista mineira, Maria Catarina Laborê, em parceria com o Instituto Raízes de Áfricas,  a série de ações da I Jornada mobilizou, aproximadamente, em torno de 700 pessoas, que participaram de rodas de conversas, palestras , encontro com o Movimento Unificado Negro de Divinópolis- Mundi, missa no Cemitério dos Escravos, diálogo no parlamento municipal.

As ações iniciaram no dia 19 de maio, às 19 horas, com palestra da professora Arísia Barros, que fez uma contextualização do cenário do racismo na conjuntura brasileira.

A atividade aconteceu na Escola Estadual Benedito Valadares , no município de  São Gonçalo do Pará.

E se fizeram presentes, o Secretário de Saúde de  São Gonçalo do Pará,Joel Ribeiro da Silva, representando a SEE/MG, Vitória Magda Ferreira Porto Porto,Superintendência Regional de Educação, lideranças do município de  Pitangui, município de Carmo do Cajuru- Edson Epifanio, do município de Divinópolis,Marcelo Martins Correa ,a grande matriarca da luta negra na região ,Maria Antônia Cesário Evaristo, a representante da juventude negra, em Maceió,AL, Fernanda Monteiro,toda gestão escolar, comunidade, professora sindicalista da escola Ione Maia e cerca de aproximadamente 200 alun@s. 

A ideóloga, ativista e uma das maiores lideranças pretas do centro oeste mineiro, Maria Catarina Laborê afirma da  importância desse tipo de atividade para o desenvolvimento de ações efetivas visando  a educação antiracista: “Não se combate o racismo sem reconhecê-lo. Da abolição da escravidão às ações afirmativas, as lutas pela liberdade começaram há séculos e ainda não foram concluídas. Ainda há um longo caminho para o fim da discriminação racial.A discussão do racismo é fundamental não apenas para os negros, mas para o conjunto da sociedade brasileira. Não só a comunidade ganha com as atividades propostas, mas também nossa história  ancestrl.. A Jornada é uma forma de redistribuirmos conhecimentos, trocarmos experiências, como forma de  luta constante”, disse.

 A I Jornada dos Desafios  Abolicionistas do Século XXI

As ações da I Jornada de I Jornada dos Desafios  Abolicionistas do Século XXI, contaram com farta divulgação da imprensa local.

Fomos entrevistadas no Programa Panorama geral 720 khz Rádio Divinópolis AM, comandado pela jornalista Ana Paula Silva e TV Canidés.

A ação teve apoio do SindUTE,Fóruns Regionais,Irmandade Nossa Senhora, MUNDI, em parceria com o Instituto Raízes de Áfricas, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Governo do Estado de Alagoas.

 A I Jornada dos Desafios  Abolicionistas do Século XXI terá prosseguimento, possivelmente no mês de julho/agosto,  em outras cidades mineiras, como forma de colaborar para o fortalecimento da cidadania e o respeito à diversidade cultural dos territórios de pret@s.