Um número considerável e substantivo de 33 municípios alagoanos, estiveram presentes na  II Roda de Construção de Diálogos Yépada: Diálogos Afro-Contemporâneos.

A ação dos Diálogos Yépada realizada na última quarta-feira, dia 26, em Maceió,AL,  foi promovida pelo Instituto Raízes de Áfricas, com o apoio do Governo Federal, Governo do Estado de Alagoas, Prefeitura de Maceió, deputada estadual, Jó  Pereira,AMA e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas.

A realização da II Roda  se constitui  em um desdobramento positivo  do I Encontro de Gestores sobre Projetos Estruturais de Políticas Públicas para População Negra,ocorrido dia 6  de março, na Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), quando da vinda de 11 ministérios à Alagoas, articulada pelo Instituto Raízes de Áfricas e a Secretaria Nacional de  Articulação de Políticas Sociais do Governo Federal.

 A atividade aconteceu no auditório da Secretaria de Infraestrutura-SEINFRA e teve  como objetivo apresentar ao público presente o Programa ID Jovem, além de entender como os participantes estão percebendo o cenário no tocante  a aplicabilidade das políticas de combate as desigualdades raciais nos municípios em que atuam.

Mediada pela coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros , a II Roda contou com  a presença nas mesas temáticas da Secretária Adjunta Especial da Juventude da Prefeitura de Maceió,AL, Olívia Tenório,a estudante africana do curso de Direito/UFAL, Nura Alves e  Kassynara Cassiano, Miss Brasil Internacional.

As convidadas puderam dialogar  sobre as suas realidades locais frente  a construção de políticas para juventude, como também da vivência do racismo e suas conseqüências.

Durante  a ocasião, a  militante preta, Fernanda Monteiro e a Secretaria da Juventude de Maceió,Olívia Tenório apresentaram o Programa ID Jovem.

A efetiva participação com questões e posicionamentos da platéia enriqueceram o debate.

Como resultado dos Diálogos foi criado o Observatório Jovem Afro-Virtual  afim de compartilhar e possibilitar a troca de ideais sobre novas construções de diálogos.