Yépada na língua de pret@s, iorubá quer dizer transformar.

Transformar é buscar caminhos substantivos para provocar a inércia, instigar passos do ir além.

Ir além é entrar na Roda, construir Pontes, provocar Diálogos, agregar as diversas gentes e estabelecer uma arquitetura que legitima histórias e nos levam a observar outras culturas, investigar o que nos é desconhecido.

E são ações como estas que  receberam reconhecimento na Roda de Construção de Diálogos Yépada, em 21 de março, como a celebrar a resistência  do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

A data foi instituída pela ONU, em memória à tragédia que ficou conhecida como “Massacre de Shaperville”, em 1960, na cidade de Joanesburgo. É uma data para aprender com tragédias históricas para combater a discriminação hoje.  

Buscando potencializar os discursos e ações de enfrentamento ao racismo, o Instituto Raízes de Áfricas homenageou, dia 21 de março, na programação da Roda de Construção de Diálogos,  o professor mestre e sociólogo Carlos Martins, pelo pioneirismo da criação no Centro Universitário da UNINASSAU  da  Liga Acadêmica de Raça, Etnia e Cultura (Larec), de caráter interdisciplinar, conta com a  participação da comunidade e  propõe  o estudo  das questões socioculturais, promove ações de responsabilidade sociais.

A Liga Acadêmica, com essa vertente  é  única no universo das Faculdades privadas, em Maceió,AL.

O SEBRAE/AL foi outros dos homenageados pela ousadia de apostar na parceria com o Instituto Raízes de Áfricas, no desenvolvimento de ações, tendo como foco o  empreendedorismo de pret@s, exemplo é  realização  da Oficina de Bonecas Abayomis.

A estratégia criativa  do surgimento do Escritório da Mulher, uma ação entre mulheres advogadas,  que visa  a conscientização e orientação jurídica para mulheres, enfocando  questões como  violência, machismo, racismo, lesbofobia e a transfobia e os crimes de intolerância racial.

O significativo protagonismo feminino no parlamento estadual, em Alagoas, da deputada Jó Pereira, recebeu aplausos da plenária, por pautar temas significativos para a população preta.

A Certificação  Yépada  é  celebração, reconhecimento e gratidão para pessoas e instituições, que, a partir dos seus lugares de fala, fazem o enfrentamento  cotidiano às resistências históricas, ao racismo que mata..

A todas essas pessoas e as muitas que virão.

Yépada!