De Maceió para o Rio: um salve pra Marcelo Freixo

29/10/2016 14:35 - Blog do Gustavo Pessoa
Por redação

 

Aconteça o que acontecer, Marcelo Freixo se consolidou como liderança do campo progressista no Brasil.
Pra muitos com quem tenho conversado, pela atual situação falimentar do Rio e pelas perseguições que sofreria das esferas federal e estadual, a derrota nas urnas é até melhor agora, pois, que, nesse caso, Freixo perderia vencendo.
Pessoalmente não concordo com esse argumento, e acho que uma vitória agora seria um alento diante do cenário tenebroso em que o país se encontra.
Sem dúvida, há certa razão naqueles que já apontam freixo como um vencedor.
Marcelo conseguiu fazer uma das mais belas e mobilizadoras campanhas da esquerda nos últimos tempos.
Num cenário de Lava-Jatos, relações promíscuas entre agentes públicos e privados e onde um Ministro de Estado defende abertamente o caixa 2, Freixo conseguiu engendrar uma campanha espetacular de doações.
As doações que   tinham como elemento central o engajamento  daqueles que  acreditaram  num projeto diferente,tomaram corpo e cresceram.
Freixo, com raras derrapadas, também teve a coragem de ir na contramão de um sentimento hegemônico e defendeu a importância do estado numa metrópole assolada pela pobreza indigente.
O Rio de 2016, ainda guarda um pouco daquela cidade que foi palco da revolta da vacina em 1904, e Freixo, é o oposto completo de Pereira Passos.
Freixo é dono de um pacifismo cortante; questionou, corajosamente, o tema da violência no Rio de Janeiro, entrando em choque com um eleitorado conservador que ainda acredita que o drama carioca deve ser enfrentado a partir do recrudescimento da atuação policial.
Seu debate firme em relação a pauta anti-proibicionista foi outro ponto alto da campanha.
Torço muito pela vitória de Freixo amanhã, mesmo sendo um cidadão de Maceió e tendo disputado aqui o primeiro turno, essa foi a eleição que me motivou no segundo turno.
Acredito nessa possibilidade porque a esquerda já protagonizou grandes viradas como a de Wagner na Bahia e o próprio Haddad em São Paulo.
Mas freixo, até aqui, se destacou por acender  uma fagulha de esperança boa e mostrou que ainda há espaços pra defender essas ideias sem se curvar ao Marketing e aos interesses dominantes.
Um salve  à Marcelo Freixo, um salve à esquerda brasileira!!!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..