As derrotas nos maiores colégios eleitorais por parte dos grupos políticos ligados aos Calheiros deverão causar impactos nas eleições de 2018. Foram os casos em Delmiro Gouveia, Piranhas, Palmeira dos Índios e Arapiraca, entre outros.
No entanto, esse quadro poderá ser agravado ainda mais com a provável vitória de Rui Palmeira (PSDB), em Maceió, na disputa que por pouco não foi definida no primeiro turno.
E caso venha a ser confirmada, ficam fortalecidos o próprio Rui e o seu entorno: Ronaldo Lessa, Biu de Lira, Téo Vilela, Maurício Quintella. Entre eles deverão sair os candidatos ao governo de Alagoas e as duas vagas que estarão em disputa para o Senado.
Porém, até lá o imponderável pode dar as suas cartas. É que tem a Lava Jato e um monte de políticos alagoanos envolvidos que podem ser atingidos, de um lado e do outro.
Vem aí, também, a reforma política que pode alterar a coligação na eleição proporcional, fidelidade partidária, modalidades de financiamento da eleição e as cláusulas de barreira.
Tais questões podem mudar tudo, como impedir candidaturas e coligações.
Mas há um fato nas eleições municipais que os políticos precisam fazer uma leitura profunda, que é o desencanto da sociedade com os seus representantes. Mais de 1 em cada 3 eleitores não foi às urnas e, quando o fez, não escolheu candidato.
O número de votos brancos, nulos e de eleitores que não compareceram foi maior do que do candidato que ficou em primeiro lugar – fenômeno registrado em nove capitais, ente elas o Rio de Janeiro Belo Horizonte e São Paulo.
Ou seja, o sistema e todos os envolvidos na política estão prestes a sofrer um xeque-mate. As portas da política estão cada vez mais expostas aos aventureiros e salvadores da pátria.
E isso é bastante perigoso.
Em Tempo: Caso o leitor queira mais informações sobre a questão dos votos brancos, nulos e de eleitores que não compareceram, leia no endereço: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/258397/Soma-de-votos-brancos-nulos-e-absten%C3%A7%C3%B5es-%E2%80%9Cvenceria%E2%80%9D-1%C2%BA-turno-em-nove-capitais.htm