Entre todos os políticos alagoanos com assento em Brasília, o senador Fernando Collor (PTC) é quem mais tem participado das campanhas eleitorais - pelo menos no menor espaço de tempo - dos aliados do interior. Nos últimos quinze dias esteve em mais de 30 municípios.
No domingo (25), por exemplo, visitou Água Branca, Delmiro Gouveia e Poço das Trincheiras. Bem ao seu estilo – arrastando multidões, abraçando e cumprimentando efusivamente os eleitores.
Tamanha intensidade já chamou a atenção de alguns caciques da política alagoana. A surpreendente (para alguns) presença de Collor em comícios e caminhadas no interior já levantou uma suspeita:
Será Collor candidato em 2018?
E essa pergunta foi feita diretamente ao próprio senador. O autor foi o governador Renan Filho (PMDB), candidato natural à reeleição. O questionamento ocorreu em pelo menos dois lugares onde eles se encontraram: Santana do Ipanema e Campo Alegre.
Segundo testemunhas, a pergunta do governador foi feita em tom descontraído, até brincalhão. Collor sorriu, cumprimentou Renan Filho e seguiu adiante.
Ou seja, o silêncio serviu para depositar “minhocas” nas cabeças de muitas lideranças da política local.
Provavelmente deverá levar algum tempo para que essa dúvida (ou será suspeita?) seja dissipada.
E 2018 nem está tão longe assim.