A segunda pesquisa do Ibope apresenta claros sinais dos desdobramentos que deverão ser seguidos pelas equipes de campanha dos três principais candidatos, Rui Palmeira (PSDB), Cícero Almeida (PMD) e JHC (PSB).
O primeiro colocado, Rui, que subiu de 31% para 35% das intenções de voto, não tem o que mudar em sua estratégia de campanha, pelo menos por enquanto e desde que os números não alterem a tendência atual que também o mostram vitorioso caso ocorra segundo turno. Mas tem que guardar munição e ficar de olho no crescimento do terceiro colocado, JHC.
Já Cícero, com a perda de 3%, - caiu de 31% para 28% - tem que rever a sua estratégia de campanha e olhar para o retrovisor para impedir o crescimento acentuado de JHC e o risco de ficar fora de um provável segundo turno.
Ou seja, terá que dividir, em algum momento, as críticas dirigidas exclusivamente contra o prefeito também para JHC. A tarefa não será difícil, especialmente quanto ao deputado federal do PSB.
Quanto a JHC, terceiro colocado que na segunda pesquisa do Ibope subiu de 11% para 18% nas intenções de voto, vinha surfando sem sofrer ataques, agora deverá virar vitrine e terá muitas questões para responder.
Casos, por exemplo, do livro em que ele e sua família são alguns dos personagens – Os Bens que os políticos fazem -, ações judiciais contra a liberdade de imprensa para calar jornalistas e veículos de comunicação, entre outros questionamentos que finalmente tendem a ser massificados e apresentados ao grande público .
Portanto, a vantagem para o eleitor é que o crescimento de JHC, herdeiro político do clã da família Caldas, de Ibateguara, nos fará conhecer o verdadeiro João Henrique Caldas, filho do ex-prefeito, ex-deputado estadual e federal João Caldas e da médica Eudócia Caldas.
Vida que segue e bom feriado.
EM TEMPO:
1 - ENGANA-SE QUEM PENSA QUE A ELEIÇÃO ESTÁ FRIA E O ELEITOR DISTANTE. NO INTERIOR ESTÁ MUITO QUENTE. EM VÁRIOS MUNICÍPIOS HÁ PEDIDO DE TROPAS FEDERAIS. OUTRO EXEMPLO É O SENADOR FERNANDO COLLOR: NAS CIDADES QUE VISITA TEM ARRASTADO MULTIDÕES.
2 – JÁ EM MACEIÓ, COM A DISPUTA MAIS CENTRADA NA PROPAGANDA ELEITORAL DE RÁDIO, TV E REDES SOCIAIS, ESTE É O MOMENTO EM QUE OS ELEITORES ESTÃO DEFININDO EM QUEM VÃO VOTAR. E A TENDÊNCIA PARA OS INDECISOS É QUE OPTEM PELOS CANDIDATOS MAIS CONHECIDOS.