A população que utiliza os serviços das unidades de saúde pública deve estar atenta à mudanças em alguns postos de atendimento. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) os atendimentos não foram suspensos, mas alguns deles estão sendo realizados em outras localidades.

Segundo a assessoria de Comunicação da SMS, a Unidade de Saúde da Família (USF) Robson Cavalcante, localizada no Conjunto Freitas Neto (Benedito Bentes) terá os serviços remanejados, por conta de reparos estruturais.

As consultas médicas com duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o serviço de enfermagem e triagem para consulta funcionam na estrutura da Casa Maternal Denilma Bulhões. Já a dispensação de medicamentos está ocorrendo na Unidade de Saúde Hamilton Falcão (ao lado da Casa Maternal), ambas no Benedito Bentes.

O posto, que fica no VI Distrito Sanitário da capital, está recebendo reparos nas partes elétricas e hidráulicas, pintura interna e externa, troca de portas e fechaduras e ampliação da sala de farmácia.

O cronograma de visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde também continua acontecendo sem interrupção. No período da reforma, a vacinação ocorrerá de forma itinerante, in loco, por toda a área de abrangência da unidade.

A USF Robson Cavalcante atende exclusivamente famílias cadastradas na Estratégia Saúde da Família e sua obra foi executada com recursos e materiais de construção próprios da Secretaria Municipal de Saúde, o que gerou uma grande economia aos cofres públicos, segundo a Coordenação Geral de Administração da SMS.

Além da reforma em sua estrutura física, servidores da Coordenação Geral de Administração (CGA) estão realizando uma oficina de recuperação do mobiliário da unidade, com conserto, polimento e pintura dos móveis que pertencem ao patrimônio da SMS. Para a realização das oficinas, foram adquiridos materiais de limpeza, pintura e ferramentas de trabalho pela CGA da SMS.

Localizado na Jatiúca, o Centro de Atenção Psicossocial, Dr. Rostand Silvestre, também passa por reformas em sua estrutura, realizada pela equipe da Coordenação Geral de Administração da SMS. São reparos na rede elétrica, encanamento, restauração de portas e janelas, pintura geral e melhoria de espaços internos e externos utilizados para atividades e oficinas de usuários.

Com a reforma, o atendimento médico na unidade não foi suspenso, os usuários continuam frequentando as consultas normalmente. Já as oficinas lúdicas e terapêuticas foram suspensas, devendo retornar logo após a conclusão das obras.

Como medida prática de economia e contenção de gastos, os móveis da unidade também estão sendo recuperados pela equipe do CGA. São cadeiras, estantes, mesas de ferro utilizadas no atendimento da unidade e que após a oficina estarão prontas para uso.

O Rostand Silvestre completa, este ano, 10 anos de prestação de serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade conta com uma equipe multidisciplinar composta por três psicólogos, quatro psiquiatras, um fisioterapeuta, um pedagogo, dois terapeutas ocupacionais e dois fonoaudiólogos. Os usuários também participam de atividades semanais como ocupacional, oficina de fotografia, desenho e artesanato, educação física e alongamento, caminhada na areia da praia.

*Com Secom Maceió