A saúde da população negra foi tema de reunião, na tarde da segunda-feira (01/08) no gabinete da Secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.

O debate teve como pauta fazer um planejamento para participação da SESAU na 2ª edição do Projeto Ocupação Preta,idealizado pelo Instituto Raízes de Áfricas, e que deve ocorrer na segunda semana de setembro.

Um planejamento identificando territórios, grupos populacionais de maior vulnerabilidade e risco, entendendo os territórios onde moram as pessoas

Dentre as propostas apresentadas, pela equipe da SESAU  está a realização de palestras  esclarecedoras  para o público sobre os cuidados  relativos a hipertensão e AVC, a maior prevalência de miomas uterinos entre as mulheres negras, dentre outras doenças que mais atingem o segmento populacional.

A gestora propôs ainda a estrutura de um ambulatório/laboratório, durante a Ocupação Preta, para atendimento médico e  testes rápidos.

Na ocasião, a Secretária da SESAU  destacou a importância de interação  entre as pautas do movimento negro e do Estado, afirmando  do interesse institucional  de apoiar a 2ª edição do Projeto Ocupação Preta

A  segunda edição do Projeto Ocupação Preta acontece na segunda semana de setembro, a  convite de um Shopping da capital Maceió,AL.