O jornalista Caco Barcellos que comanda o Profissão Repórter na TV Globo esteve reunido na quarta-feira, 03de agosto, para entrevistar o secretário de Estado da Segurança Pública de Alagoas, Lima Júnior .
A entrevista é pauta de uma reportagem especial do Programa Profissão Repórter na TV Globocujo foco é o alto índice de mortes dos jovens negros no estado de alguns outros.
Por que em Alagoas se mata tantos jovens negros? Perguntou o repórter Caco Barcelos ao secretário Lima Júnior. E o secretário peremptório respondeu:- Não sei! Arrematando, em seguida:- Minha polícia não sai na rua para matar ou prender pret@s. Nós prendemos criminosos, seja lá a cor que ele tenha. Recentemente prendemos um traficante branco e rico na Ponta Verde- exemplifica.
E Arísia Barros refutou:- "Secretário, primeiramente, existem contraditórios na afirmação. Além a redução da violência racial ( sim, existe!) precisa de ações intersetoriais articuladas com a participação das diversas secretarias, entre elas a Secretaria da Juventude, Mulher e Direitos Humanos e etc e tal."
A conversa se deu em uma reunião, na quinta-feira, 04/08, da coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros, com o gestor da pasta da Segurança Pública, Loma Júnior, objetivando o planejamento do Ciclo de Formação sobre o Racismo e o Sistema Penal, que deve acontecer no mês de novembro.