O Ibrape voltou a ser alvo de falsificação de pesquisas sobre intenção de voto. O nome do instituto voltou a ser mencionado em uma falsa pesquisa que vem sendo compartilhada em grupos de Whats App que apontaria para o cenário eleitoral na capital.
O diretor do Ibrape, Frnacivaldo Diniz, contou que esta não é a primeira vez que pesquisas eleitorais falsas ou com resultados alterados são divulgadas e atribuídas ao Instituto.
A imagem falsa que vem circulando desde o domingo questiona sobre a intenção de voto para a capital entre Rui Palmeira, Cícero Almeida e JHC. Francivaldo afirmou que este ano o Ibrape só realizou pesquisas de consumo interno. “Esse ano o Ibrape ainda não registrou ou divulgou nenhuma pesquisa. São falsos todos os números que estão sendo atribuídos ao instituto”, explicou.
A direção do Ibrape disse que irá tomar providências jurídicas para punir os responsáveis por utilizar o nome do Instituto para divulgar falsas pesquisas sem autorização prévia.
Recentemente o empresário denunciou que outras pesquisas falsas foram divulgadas por meio das redes sociais e que elas utilizavam o nome da Instituição como sendo a responsável pela elaboração.
Leia mais: Falsas pesquisas eleitorais são divulgadas nas redes sociais, denuncia Instituto
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode punir com pena de seis meses a um ano de prisão, além de multa que varia entre R$ 53 mil e R$ 106 mil quem for responsabilizado pela divulgação de pesquisas fraudulentas.