No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Pulmão, celebrado em 1º de agosto, a senadora Dra. Eudócia (PL-AL) chamou atenção para a urgência de ampliar o acesso à prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos modernos para a doença, considerada a mais letal do mundo.
Segundo a parlamentar, apesar de ser altamente prevenível, especialmente com a cessação do tabagismo, o câncer de pulmão ainda mata milhares de brasileiros todos os anos. “Parar de fumar salva vidas, mas precisamos ir além: garantir que todos tenham acesso a exames de rastreio, diagnósticos precoces e às novas terapias que já estão em desenvolvimento, inclusive vacinas”, destacou.
Como autora do Projeto de Lei 126/2025, que institui o Marco Regulatório da Vacina contra o Câncer, a senadora defende que o Brasil esteja preparado para incorporar avanços científicos no SUS com mais agilidade e equidade. “Nosso compromisso é com políticas públicas que salvem vidas. Respirar com saúde é um direito, e é por ele que continuamos lutando”, afirmou.
A proposta legislativa apresentada por Dra. Eudócia representa um passo estratégico na modernização das ações de saúde pública, especialmente em um cenário onde a inovação científica se mostra cada vez mais promissora no combate ao câncer.