A deputada estadual Cibele Moura defendeu a aplicação da inteligência artificial (IA) nos serviços públicos como forma de acelerar atendimentos, reduzir filas e garantir mais eficiência na gestão estadual.
Cibele, que já vem atuando na pauta da inovação e tecnologia, reforçou a necessidade de Alagoas acompanhar as transformações do século XXI. Para ela, a inteligência artificial pode ser uma aliada poderosa na democratização do acesso a serviços básicos, especialmente para as populações mais vulneráveis. “Tem gente com medo da inteligência artificial… Eu tenho medo é de fila de espera”, ironizou a parlamentar.
“A gente precisa entrar na discussão do século XXI. A gente precisa discutir em Alagoas, em trajeto artificial. É a gente conseguir que qualquer alagoano tenha acesso a todos os benefícios do Governo do Estado através da inteligência artificial na palma da mão, no celular”, afirmou.
A deputada destacou que a tecnologia não só barateia processos como também pode facilitar o cotidiano de quem mais precisa, permitindo, por exemplo, a integração entre sistemas de saúde, educação e assistência social.
Ela também apontou a telemedicina como uma das soluções que já deveriam estar em funcionamento de forma mais ampla. “A gente tem um médico à disposição, mas o cidadão lá na casa dele consegue fazer uma consulta para um médico especialista”, exemplificou. Segundo Cibele, com isso é possível evitar deslocamentos, reduzir filas em postos e UPAs e até conter a propagação de doenças contagiosas.
Ao defender a modernização dos serviços, Cibele criticou o atraso nos debates sobre inovação. “A gente hoje ainda está discutindo se é bater a porta de madeira ou de metal, e precisa entrar na discussão da inteligência artificial para solucionar a vida das pessoas”.