Após a manifestação realizada nesta segunda-feira, dia 30, por trabalhadores do Hospital do Açúcar reivindicando pagamentos de salários e benefícios e ainda ameaças de demissão, a unidade de saúde emitiu nota anunciando mudanças.

Segundo a assessoria de Comunicação do Hospital o desligamento de colaboradores está sendo intermediado junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT). A unidade destacou que já iniciou um plano de reestruturação administrativa e financeira com medidas para redução de custos.

Confira abaixo a nota na íntegra:

Face ao agravamento da crise nacional e a defasagem na tabela SUS (congelada há 20 anos), sendo este item responsável por mais de 60% do faturamento da instituição, o Hospital do Açúcar vem informar à população alagoana e em especial aos seus usuários e colaboradores que iniciou em abril de 2016 um amplo plano de reestruturação administrativo e financeiro.

A ação faz parte de um programa de ajuste de contas que inclui: 1 - um plano redução de consumo energia; 2 - plano redução custos; 3- equilíbrio contas; 4 - equilíbrio da folha salarial (o plano inclui o desligamento de colaboradores da instituição); 5 - readequação das unidades de negócio; e 6 - implantação do orçamento anual.

O desligamento está sendo intermediado, por iniciativa do Hospital do Açúcar, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas. A primeira audiência foi realizada no dia 18 de maio de 2016. A segunda audiência foi realizada nesta segunda-feira, 30.

A direção do Hospital do Açúcar em seu plano de desligamento de pessoal prevê o afastamento de colaboradores já aposentados e o reaproveitamento de parte do pessoal em suas Unidades de Negócios (parceiros que atuam dentro da instituição), estimando que ao final do processo no máximo um terço dos colaboradores poderão ficar temporariamente sem renda.

O plano de reestruturação visa à garantia de sobrevivência da própria instituição, assegurando a capacidade de pagamento em dia dos seus compromissos, inclusive a folha salarial.

A direção do Hospital do Açúcar assegura o pleno direito de todos os seus colaboradores e por isso iniciou a mediação com sindicatos e órgão representantes das categorias de saúde no MPT.

Por fim, o Hospital Açúcar informa que adotou todas as medidas para manter plenamente o funcionamento da instituição e o pleno atendimento aos seus usuários.