Abayomi - Série de Documentários Afros, com produção do Instituto Raízes de Áfricas e realização da TV Educativa é um projeto que surge com o intuito de provocar reflexões sobre o racismo e o imaginário social estigmatizador em relação ao povo preto, repensar o racismo evidenciado no discurso cotidiano.
Abayomi que significa encontro precioso, tem como tema central o racismo, e, é também um espaço de resistência, de aplicabilidade da Lei nº10.639/03, que estabelece a educação das relações étnico-raciais e do ensino de história e cultura afrobrasileira e africana, nas escolas brasileiras.
A proposta da Abayomi - Série de Documentários Afros nasceu de conversas entre a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros e o presidente do Instituto Zumbi dos Palmares, Roberto Amorim .
O Programa 1, com o subtema Racismo na Infância gravado nos estúdios o IZP, na terça-feira, 17/05 conta com a participação/interpretação da modelo mirim, estudante alagaoana, Stephany Mayara .
De forma inédita e inovadora a série documentários tem o papel , também, de redimensionar o saber e do fazer do povo preto.
O lançamento do documentário se dará no mês de maio.