A Unimed do Brasil – que representa o maior sistema cooperativista de trabalho médico do mundo e a maior rede de assistência médica do Brasil – promoverá a 18ª edição do Comitê Nacional de Integração (Conai) e o 6º Fórum de Regulação, em parceria com a Unimed Maceió, entre os dias 11 e 13 de maio, no Hotel Ritz Lagoa da Anta (Av. Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito, 546 - Lagoa da Anta – Maceió, AL). O evento reunirá dirigentes, médicos cooperados de todo o Brasil e representantes do setor de Saúde Suplementar, da esfera pública e de órgãos reguladores para contribuir com as discussões que serão realizadas a partir do tema “A Integração e transparência”.

Estarão presentes Eudes de Freitas Aquino, presidente da Unimed do Brasil; José Carlos de Souza Abrahão, diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); André Alexandre Osmo, superintendente de Novos Negócios do hospital Sírio Libanês; Victor Rufino, procurador-chefe do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE); Manuel Lacerda Cabral, gerente de Unidade de Negócio da Health Market Research, e José Felipe Riani Costa, gerente-executivo de aprimoramento do relacionamento entre prestadores e operadoras da ANS.

Segundo o presidente da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino, para buscar equilíbrio econômico em um momento desafiador existente no País, o setor da saúde deve focar na gestão eficaz dos recursos existentes. É necessário que toda a cadeia esteja empenhada na busca pela excelência operacional e assistencial. “A reavaliação e a troca de boas práticas contínua entre os serviços prestados pela Unimed garantem a qualidade do atendimento realizado por todas as cooperativas que compõem o Sistema”, explica o executivo.

A presidente da Unimed Maceió, Viviane Vieira Malta, destaca que o cenário regulado e de dificuldades econômico-financeiras evidencia a necessidade de gestões responsáveis, competentes e comprometidas, tornando ainda mais relevante o evento. “A troca de experiências e a discussão de soluções comuns integram e fortalecem as cooperativas e, consequentemente, o Sistema Unimed. Para a Unimed Maceió, é motivo de satisfação sediar o Fórum e o Conai”, afirma.

Destaques da programação

11 de maio (quarta-feira)

14h45 – “Desenvolvimento Setorial: Onde queremos chegar?” – Fórum de Regulação

Palestrante: Michelle Mello de Sousa, diretora-Adjunta da DIDES (ANS)

15h15 – “Regulação Indutora: Os Desafios da Fiscalização” – Fórum de Regulação

Palestrante: Simone Sanches Freire, diretora de Normas e Habilitação das Operadoras – DIOPE (ANS)

16h15 – “Principais Ações da Diretoria de Gestão” – Fórum de Regulação

Palestrante: Karla Santa Cruz Coelho, diretora de Gestão – DIGES (ANS)

16h45 – “Sustentabilidade da Saúde Suplementar” – Fórum de Regulação

Palestrante: José Carlos de Souza Abrahão, diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e diretor de Normas e Habilitação dos Produtos – DIPRO (ANS)

12 de maio (quinta-feira)

14h - “O DRG (Diagnosis Related Group) como alternativa de remuneração hospitalar” – Conai

Palestrantes: Alexandre Augusto Ruschi Filho, presidente da Unimed Federação Espírito Santo, e André Alexandre Osmo, superintendente de Novos Negócios do hospital Sírio Libanês.

15h - “A experiência do DRG na Europa e em Portugal” – Conai

Palestrante: Manuel Lacerda Cabral, gerente de Unidade de Negócio da Health Market Research.

13 de maio (sexta-feira)

8h30 - “Lei de defesa da concorrência – Práticas permitidas na saúde suplementar” – Conai

Palestrantes: Victor Rufino, procurador-chefe do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), e Vicente Bagnoli, advogado especialista em Direito da Concorrência.

10h - “Novas condutas relacionadas a órteses, próteses e materiais especiais (OPME)” – Conai

Palestrantes: Valdmário Rodrigues Junior, diretor de Integração Cooperativista e Mercado da Unimed do Brasil, e José Felipe Riani Costa, gerente-executivo de aprimoramento do relacionamento entre prestadores e operadoras da Agência Nacional de Saúde Suplementar.