O atendimento aos pacientes encaminhados pelos municípios de Branquinha, União dos Palmares e Santana do Mundaú para a unidade Hospitalar Dr. Arthur Camelo, localizado em São José da Lage, foi restringido pela prefeitura nesta semana.
A medida, como explica a secretária de saúde da cidade, Ângela Vanessa Rocha, foi específica para os pacientes de casos clínicos depois que a unidade registrou um aumento de 40% no seu atendimento. “Nós encaminhamos um comunicado para que os pacientes de casos clínicos não fossem encaminhados para o hospital e que somente fosse feito o encaminhamento de urgência e emergência”, disse ela.
Segundo a secretária, o município de São José da Lage é pequeno e não estava suportando a demanda vinda dos outros municípios sem receber verba para manter o abastecimento de medicamentos e correlatos. “Nós estávamos ficando com um débito altíssimo e não recebemos verba para isso”.
Ao ser questionada se a decisão era por tempo indeterminado, a Vanessa afirmou que o problema deverá ser sanado nos próximos, tento em vista que o hospital de União dos Palmares voltou a fazer o atendimento. Ela ainda criticou a posição dos municípios. “Estava uma situação muito confortável para os outros municípios”, afirmou.