O Coronel Marcos Sampaio Comandante-Geral da Polícia Militar e a Coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros, reuniram-se, na segunda-feira (25/04), na sede do Quartel do Comando Geral. Na ocasião, foi discutido a parceria para realização do Projeto Ocupação Preta Ekua abo.
“Fomos discutir com o Comandante, os detalhes das parcerias já firmados, com o secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Junior, para que a ação seja efetivamente iniciada. A proposta é que tenhamos a edição piloto do projeto, que acontece no calçadão do Comércio de Maceió, ainda no mês de maio, contando com a estrutura logística da Polícia Militar- salienta Arísia Barros.
Segundo o comandante,Marcos Sampaio: “Parcerias como esta é de grande relevância dentro da estrutura da corporação policial, como também estabelece espaço de dialogo com a sociedade.Esse é um investimento de importância fundamental não só para a população como para o Estado- destaca o Coronel Marcos Sampaio.
O Que é o Projeto Ocupação Preta Ekua abo.
Objetiva, a partir do dialogo social, problematizar as relações raciais em Alagoas, realizando ações mensais, de territorialização e apropriação dos espaços do Centro da capital Maceió,AL, visando estabelecer estratégias para o enfrentamento ao racismo e seus desdobramentos, representações e papel social.
O Projeto Ocupação Preta Ekua abo tem como meta promover o desenvolvimento de uma interlocução consciente e fraterna, com transeuntes do centro da cidade de Maceió, buscando a desmistificação sobre racismo e seu desdobramentos.
A apresentação do Projeto buscando agregar contribuições dos parceiros, será dia 04 de maio, na 2ª Roda de Conversa “Eku abo - Tempos de Áfricas Lutas, Ativismo e Resiliência do Povo Preto, que acontece no auditório Aqualtune, das 08 às 12h,
A participação é aberta ao público.
Preta Ekua abo, na língua africana ioruba quer dizer Seja bem vind@!
Informações:(82) 98827-3656/3231-4201