Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, a Coordenação de Promoção e Educação em Saúde (Copes), ligada à Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza nesta quinta-feira (07), na Praça da Maravilha, em frente ao II Centro de Saúde, no Poço, ações de saúde para a população. A abertura será às 9h com a palestra “Prevenção da Diabetes”.
No período da tarde, das 14h às 16h, as equipes se dividirão em dois locais simultâneos: Ritz Suítes Hotel, em Cruz das Almas, e Escola de Enfermagem Santa Juliana, no Farol. A a palestra em debate será “O Enfrentamento ao Aedes e suas consequências”.
O tema escolhido para 2016 é “Vencer a Diabetes”, doença crônica grave que atinge 62 milhões de pessoas nas Américas, o que representa uma em cada grupo de 12 pessoas. A doença ocorre quando o pâncreas não produz mais insulina ou quando o corpo não usa de forma eficaz a insulina que produz.
Na Praça da Maravilha vão acontecer orientações às práticas de atividade física com alongamento e ações educativas em saúde. Haverá também orientação sobre o teor de sal, açúcar e gordura nos alimentos e oficina sobre rotulagem de alimentos.
Na sexta-feira (08), no Núcleo de Atividade Física do Osman Loureiro, os dois temas serão abordados, no período das 06h às 10h. No local, além das atividades físicas já realizadas normalmente, a Copes vai realizar aulas de zumba e relaxamento, e dará orientações sobre alimentação saudável, atividades educativas sobre prevenção da Diabetes e de combate ao tabagismo.
Além da Copes, também participam como parceiras das ações da Semana, a Coordenação de Doenças Crônicas, Coordenação de Agravos Não-Transmissíveis, Coordenação de Doenças Sexualmente Transmissíveis e a Coordenação da Atenção Básica. Outros parceiros das equipes o Conselho Regional de Nutrição, Faculdade Maurício de Nassau e Faculdade Estácio de Alagoas.
Diabetes
O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 07 de abril de 1950, quando da realização da primeira Assembleia as Saúde Mundial. A Sociedade Brasileira de Diabetes estima que há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes no Brasil. Isso representa 6,9% da população, com viés de crescimento nos próximos anos. Segundo a instituição: “A maioria dos pacientes não apresenta sintomas no início da Diabetes”.