Dois problemas desconfortáveis para qualquer pessoa de qualquer faixa etária são o tema desta semana do Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió (Geasc). Para discutir "Incontinência Fecal e Disfunções Sexuais no Idoso", o Geasc convidou a a fisioterapeuta Débora Guedes, especializada em neurogerontologia. A palestra ser[a ministrada das 14h às 16h, no auditório do Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió, na Rua Barão de Maceió, Centro da capital alagoana.
A incontinência anal é sete a oito vezes mais frequente no sexo feminino, principalmente em pessoas com mais de três partos vaginais, e também na população geriátrica (acima de 70 anos de idade).
Nos idosos há a fraqueza dos músculos anorretais e pélvicos associados à lesão do nervo pudendo, fazendo com que a sensibilidade retal (percepção das fezes no reto) esteja alterada, ocasionando perdas fecais sem que se perceba e também dificuldade na contração do esfíncter anal.
Além disso, outros fatores tais como o uso crônico de medicamentos laxantes que tornam as fezes liquidas e a formação de bolo fecal volumoso e endurecido que leva a grande distensão da ampola retal com perdas involuntárias, são também responsáveis por este sintoma.
O projeto
Em 2009, a Santa Casa de Maceió lançou um projeto que visava congregar e, sobretudo, preparar homens e mulheres acima dos 60 anos para viver com qualidade de vida a chamada terceira idade.
A partir de então, o Curso de Envelhecimento Ativo passou a ser pólo de promoção de saúde, além de ponto de encontro e de convivência de pessoas que desejam compartilhar experiências, dons e vivências. “São homens e mulheres que buscam viver mais e melhor”, disse a geriatra Helen Arruda, fundadora e incentivadora do projeto.
Com a evolução natural do projeto, os próprios participantes passaram a assumir a operacionalização do Geasc, assumindo a coordenação da iniciativa o professor Geraldo Liberal.
O Geasc promove aulas uma vez por semana, das 14h às 16h, sempre as segundas, no auditório do Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió, na Rua Barão de Maceió.
O Geasc mobiliza diversos profissionais da instituição durante todo ano. Participam da iniciativa médicos de várias especialidades, além de psicólogas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e assistentes sociais, que se revezam em palestras informativas abrangendo orientações sobre saúde e alimentação, sexualidade, tecnologia, direitos sociais entre outros.
Mais informações na Secretaria do Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota: (82) 2123-6037.