O juízo da 28ª Vara da Infância e Juventude deferiu, nesta terça-feira (29), o pedido da Defensoria Pública contra o Estado de Alagoas. Eles pedem a transferência de uma criança de três anos para um hospital que ofereça tratamento nefropediátrico no prazo de dois dias, já que Alagoas não possui um especialista desta área no Sistema Único de Saúde (SUS).

Gabriel Martins da Silva foi internado no Hospital Geral do Estado (HGE), em janeiro deste ano. Segundo a mãe do garoto, Cícera Martins de Freitas, ele estava com uma febre, mas após fazer exames de rotina foi diagnosticado com insuficiência renal sem tipologia definida.

“Meu filho está magro e fraco, estou com medo que ele não seja tratado a tempo. Estou pesquisando alguns hospitais para onde ele pode ir, inclusive, me falaram que havia uma chance dele ir para Goiânia, mas depois o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) disse que não tinha nada confirmado e ainda não há previsão de transferência”, comentou a mãe.

Ainda de acordo com a mãe, a situação do garoto está se agravando, pois ele não toma água e nem urina com frequência. “Os médicos já me alertaram que ele precisa ser transferido do HGE, pois corre o risco de contrair uma infecção hospitalar séria”, contou.

Desde fevereiro, o garoto está fazendo diálise a cada três horas. Segundo informações da coordenadora da Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico do HGE, Magna Régia Duarte, em relatório encaminhado à Defensoria, a criança não passou por biópsia para esclarecimento do diagnóstico por falta de condições técnicas para realização do exame no hospital.

O CadaMinuto entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) que, em nota, explicou que o paciente está recebendo a assistência integral na unidade de pediatria do HGE e que está agilizando a transferência para a Unidade Hospitalar de Goiânia, que é referência no atendimento nefropediátrico, para que haja continuidade no tratamento.

Nefrologia

Nefrologia é uma especialidade que se dedica ao diagnóstico e ao tratamento de doenças nos rins. Para as crianças e adolescentes com problemas renais, o nefropediatra é o médico responsável por eles.

Colaboradora*