Após alguns ajustes e melhorias realizados no PAM Salgadinho, o Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), resolveu desinterditar dois blocos da unidade. Com a liberação, os pacientes que necessitam de tratamento para doenças sexualmente transmissíveis (DTS) e fisiatria voltam a ser atendidos ainda esta semana.
Segundo o presidente do Cremal, Fernando Pedrosa, a decisão será comunicada à Secretaria Municipal de Saúde, que posteriormente vai proceder com a retomada das atividades.
“Estamos em contato direto com a secretaria de saúde e de acordo com as melhorias, vamos avaliando a possibilidade de liberação destas áreas. Ficamos até ontem a noite no conselho, estamos preparando o termo e a tarde comunicaremos oficialmente a liberação dos blocos”, afirmou.
Foram liberados os blocos I, que atende pacientes com doenças sexualmente transmissíveis (DST) e HIV, além do Bloco O, que atende os pacientes da fisiatria. Foram realizadas melhorias nestas alas, como serviços nos banheiros, instalação de portas e reparos no teto.
Fernando Pedrosa alegou ainda, que outros blocos seguem interditados. Porém, nem todos estão sob responsabilidade e fiscalização do Conselho. São 14 blocos que também estão sendo avaliados pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO) e Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF-AL).
Feito o comunicado oficial à Secretaria Municipal de Saúde, o próximo passo é promover o retorno dos funcionários das áreas liberadas, em torno de 15, que haviam sido redistribuídos em outras unidades.