A direção da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) está em estado de alerta devido ao fato de todos os 26 leitos da UTI e da UCI Neonatal estarem ocupados nesta terça-feira de carnaval. A informação foi confirmada pela assessoria de Comunicação da unidade de saúde.
A preocupação é que a demanda aumente e a Maternidade, cujo atendimento é prioritário a gestantes e bebês de alto risco, não tenha como atender os recém-nascidos que necessitem de cuidados especiais.
Ainda segundo a assessoria, uma das opções para resolver o problema é acionar o Complexo Regulador Assistencial (Cora) para que o órgão indique vagas disponíveis em outras unidades de saúde. As gestantes de baixo risco também devem procurar maternidades ou hospitais específicos em Maceió ou no interior.
Desde que foi reaberta, em dezembro do ano passado, após uma ampla reforma, a Santa Mônica só atende gestantes encaminhadas pelo Cora.
Na ocasião, a Secretaria de Estado da Saúde explicou que as mudanças no atendimento foram planejadas principalmente para evitar episódios de superlotação na MESM.