Com pouco mais de 20 anos de funcionamento, o programa de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem realizando diversas ações que visam despertar a conscientização da população, direcionando suas atividades para a prevenção e o diagnóstico precoce como importantes aliadas nessa luta.

O trabalho do programa é contínuo e ocorre durante todo o ano, com a distribuição de preservativos masculinos e femininos, atividades em escolas, campanhas de conscientização em datas festivas, como São João e Carnaval, oficinas, capacitação de profissionais para lidar com os usuários, palestras em empresas, reuniões técnicas e realização do I Congresso DST/Aids e Hepatites Virais de Maceió.

O coordenador do programa na SMS, Samuel Delane, chama a atenção para a realização do teste rápido de HIV. “O teste rápido serve para detectar HIV, Aids e Hepatites Virais e pode ser feito em uma unidade de saúde próxima à residência. Ele é rápido, gratuito, seguro e sigiloso. Caso dê positivo, o usuário já pode começar o tratamento, assim ele e as pessoas com as quais se relaciona ficam protegidas”, destacou.

Carnaval

O Programa DST/Aids também participou das prévias carnavalescas de Jaraguá, com o Bloco do Prazer levando a mensagem de prevenção para os foliões, reforçando a necessidade de prevenir a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, através do uso do preservativo.

Com o tema “Seja qual for a sua folia, sexo só com camisinha”,  a Secretaria está divulgando nas mídias sociais, outdoors e veículos de informação,  campanha para que os foliões pratiquem a prevenção e brinquem o Carnaval com segurança. Confira aqui o vídeo da campanha:

Quem desejar adquirir preservativos pode se dirigir à Coordenação do Programa, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, 2º andar, sala 205. Os preservativos também podem ser adquiridos nos postos de saúde.