Em reunião acontecida na tarde desta quarta-feira, 27/01, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, recebeu em audiência a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros.
Em conversa preliminar Rozangela falou sobre o Plano Estadual de Saúde e a inclusão das doenças prevalentes da população negra, como um dos temas transversais, para enfatizar a atuação institucional de uma forma abrangente.
- "Pensei muito em você, Arísia, nas conversas que tivemos quando estava na UNCISAL e elegemos a questão da hipertensão arterial como ação prioritária para este ano e paulatinamente, vamos acrescendo as outras muitas questões referentes à saúde da população negra."
A Secretaria ressaltou que na próxima semana o Plano Estadual de Saúde estará disponibilizado no site da SESAU para uma Consulta Popular.
Ou seja, qualquer pessoa pode sugerir, acrescer, propor.
‘É muito importante que a sociedade alagoana se envolva no processo de adequação do Plano” - afirmou a gestora.
A Secretaria mostrou preocupação com o desabastecimento dos medicamentos para anemia falciforme:- “Queremos comprar, mas não sabemos onde. Há um desabastecimento nacional. Ontem mesmo a médica-especialista, Rozana Vilela , referência no tema em Alagoas, nos ligou e solicitamos indicação de outros medicamentos para termos alternativas de compra.”
Outro tema da reunião foi a criação do Comitê Técnico Alagoano de Saúde da População Negra, assinada pela secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, e o presidente do Conselho Estadual de Saúde, José Wilton da Silva, foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 20 de janeiro.
Segundo a secretária o Comitê busca garantir a equidade na atenção à saúde de sua população negra – um mecanismo de combate ao racismo institucional que o Governo Renan Filho cria em atendimento ao que foi aprovado no relatório final da 14ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorreu em Brasília no final de 2011.
E referindo-se a atuação do Instituto Raízes de Áfricas, a Secretária enfatizou a importância da parceria , como continuidade dos debates iniciados na UNCISAL. Arísia Barros fez a entrega de uma camisa da entidade à Rozangela Wyszomirska.