O presidente do Grupo Gay de Alagoas, Nildo Correia, e o militante da entidade, Ronaldo Pires, denunciaram, nesta quarta-feira (13), ao CadaMinuto, que foram vítimas de homofobia na sede da Secretaria Municipal de Iluminação Pública (Sima), no bairro de Bebedouro, em Maceió.
De acordo com Ronaldo Pires, o chefe de gabinete da Pasta, Aloísio Torres Júnior, foi o responsável pelo ato, que aconteceu no dia 21 de dezembro do ano passado. Pires disse que foi à secretaria, junto com o presidente do GGAL, para discutir questões relacionadas à Parada LGBT, que aconteceu em outubro.
“Quando chegamos, aconteceu o inesperado. Achei um panfleto de divulgação do nosso evento em cima da mesa do chefe de gabinete e questionei a sua ausência. Como resposta, ele disse que a manifestação não passou de uma pouca vergonha”, afirma o denunciante.
Ronaldo Pires é enfático ao rememorar que o funcionário da Sima ainda taxou a parada gay como uma “pouca vergonha”. “Ele fundamentou que as pessoas não são obrigadas a ver duas pessoas do mesmo sexo trocando carinhos”, frisou.
Píres diz que ouviu palavras horríveis de Júnior. “ Ele não agrediu só a mim, mas sim a toda a população gay. Nós fomos classificados como baderneiros, palhaços, desordeiros, maloqueiros e vândalos. É preciso que se tenha respeito, independente da orientação sexual”.
As vítimas foram à Central de Flagrante I, onde foi confeccionado um Boletim de Ocorrência (B.O). O crime foi registrado como injúria. “Relatamos toda a situação constrangedora que fomos obrigados a passar. Não vamos nos calar”, ressalta Ronaldo Pires.
Os denunciantes também estiveram no Ministério Público do Estado (MPE), onde se reuniram com promotor Flávio Gomes de Barros, da 61ª Promotoria de Justiça da Capital. Após o encontro, que ocorreu hoje, o promotor informou ao CadaMinuto que dará encaminhamento ao caso.
Outro lado
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Maceió, através de sua assessoria de Comunicação, informou que aguarda a comunicação oficial para se posicionar sobre o assunto.
*colaborador