O Cidadão do Mundo

12/01/2016 10:32 - Diálogos e Debate
Por redação

As primeiras questões da ideia de cultura-mundo vêm da Grécia Antiga na visão de Alexandre  - através da noção do mundo cosmopolita, é um dos valores mais importantes da tradição intelectual no ocidente. Dante já escrevia “Minha pátria é o mundo em geral” e Schiller, no final do século XVIII, dirá que o sentimento de pátria é um “instinto artificial”, declarando:

“Escrevo na qualidade de cidadão do mundo. Bem cedo perdi minha pátria para trocá-la pelo gênero humano”. Nossa intenção, nesse espaço, é buscar um humanismo universal que não quer enxergar nos outros inferioridade, que se recusa a pensar como um homem da cidade, e sim como um cidadão do mundo.

O projeto Diálogos & Debate inicialmente foi pensado para ser um espaço interativo entre intelectuais e estudantes fomentado discussões sobre os temas mais candentes do mundo  atual numa perspectiva histórica, filosófica, antropológica  e sociológica. Nesse espaço daremos voz a pensadores como Nietzsche, Foucault, Locke, Marx, Hegel, Arendt, Sartre, e a teóricos de nossa existência como Habermas, Zizek, Fukuyama, Lipovetsky, Bauman e outros. A princípio, o Diálogos  & Debate seria voltados apenas a vestibulandos.

Mas, posteriormente, tornou-se  maior do que aquilo que foi pensado e, hoje, ganha um perfil diferenciado, sendo um polo de atração  para todos aqueles  que se interessam  pelos grandes  debates contemporâneos  num mundo em que a informação  se tornou um capital valiosíssimo.

Estejam todos convidados a participar do nosso blog com a certeza de que se em algum momento foi difícil ler os clássicos, muito mais difícil, nos dias de hoje, é ler e compreender a realidade.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..