O Ministério Público de Alagoas recomendou ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Craíbas a anulação das eleições para escolha dos Conselheiros Tutelares do município. A portaria com o pedido foi publicada na edição desta sexta-feira (13) do Diário Oficial do Estado.
Segundo a portaria assinada pelo promotor Paulo Henrique da Silva Aguiar, da Promotoria de Arapiraca, há informações que apontam para irregularidades na seção eleitoral do Distrito de Folha Miúda, onde foram encontradas “livros” de cédulas empilhadas dentro da urna.
É também de conhecimento da Promotoria de Justiça o relato de um fiscal da seção, que visualizou o momento em que o vereador Pedro Neto conduziu eleitores várias vezes à cabine de votação “induzindo pessoas e as orientando onde deveriam assinar, bem como depositou um grande número de cédulas na urna de votação” em favor de um dos candidatos.
A urna, segundo a portaria, foi impugnada por 08 candidatos e apenas dois representantes votaram pela continuidade dos trabalhos de contagem de votos, tendo, ao final, a presidente da comissão optado pela impugnação.
A urna acabou não sendo apurada e que o fato pode ter causado prejuízo aos candidatos. O MPE recomenda ao Conselho Municipal que anule a eleição e realize nova escolha com fiscalização dos órgãos competentes e ampla transparência.