Formada em ciências políticas, com mestrado na tradicional faculdade francesa Sciences Po, em Paris, Alexandra Baldeh Loras foi apresentadora de TV durante sete anos, na França. É Consulesa da França, em São Paulo e faz palestra de abertura do Ìgbà-Ubuntu: Seminário Afro Internacional “O Universo das Palavras Pretas, Culturas e Ancestralidade”, que acontece dia 21 de novembro, na sala-auditório Jatiúca, Centro de Convenções.
Com o tema " Senhoras Negras: Os desenredos do racismo que segrega e inferioriza o feminismo das pretas” fala sobre mulheres negras, exclusão, feminismo, autonomia, auto-estima, racismo.
O Ìgbà-Ubuntu faz parte da programação da 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, uma ação da Editora da Universidade Federal de Alagoas
O Seminário Afro Internacional, iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, tem o objetivo de ser um palco privilegiado, oferecendo diálogos críticos e interpeladores, possibilitando aprendizados e trocas de experiência na ótica da consciência afro coletiva, a partir da filosofia Ubuntu que afirma: A minha humanidade está inextricavelmente ligada à sua humanidade.
Conta com a parceria da Editora da Universidade Federal de Alagoas, Federação das Indústrias e Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Comunicação e Gabinete Civil, Secretaria de Estado da Mulher Governo do Estado de Alagoas
A programação do Ìgbà-Ubuntu: Seminário Afro Internacional “O Universo das Palavras Pretas, Culturas e Ancestralidade” orienta-se pelo princípio da diversidade.
Teremos Rodas de Conversas, diálogos, intervenções a partir dos olhares de intelectuais, militantes negr@s, ativistas, artistas, consulesa.
Humanidades que falam sobre negritude do lugar que ocupam. Seja na periferia ou na hierarquia
As inscrições são gratuitas e limitadas. Para se inscrever, interessad@s devem enviar nome, instituição, celular e endereço para o e-mail: raizesdeafrica@gmail.com.
O Seminário terá certificado de 10h.