Em reunião ocorrida, na tarde da terça-feira, 29/09 , a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros dialogou  com o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Christian Teixeira.

De inicio,  o gestor enfatizou que: " apesar do momento de vulnerabilidade  política e da crise que paralisa o país, como gestor público trabalhamos com  a perspectiva de uma gestão que valorize, gradativamente, servidor@s públicos, relacionando qualidade de vida e produtividade."

Secretári@ de estado é um servidor@ público  é isso significa reconhecer que a qualidade do serviço público humanizado é um  direito essencial da população "- afirmou.

Ocorrida na sede da secretaria de estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (SEPLAG)  a reunião discorreu- entre outros temas- sobre  a aplicação dos recursos do Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza (FECOEP).

 Arísia Barros perguntou  a Teixeira como  os recursos  do FECOEP  podem  ser utilizadas  para tratar a vulnerabilidade da população negra, em Alagoas, enfatizando que se o fundo tem o objetivo de  investir em projetos que visam o combate à pobreza no Estado, e a população negra é território de vulnerabilidade, por que não disponibilizar recursos?

O fundo trabalha com ações de nutrição, habitação, saúde, educação, saneamento básico, reforço de renda familiar, entre outros programas de relevante interesse social, voltados para a qualidade de vida da população.

 Christian  informou que é necessário que um órgão público estadual, que possua essa vertente  do trabalho  racial,  formalize  um projeto e se o mesmo atender aos critérios  normativos do FECOEP, terá grandes chances de ser aprovado.

Durante  a reunião, Arísia Barros apresentou  algumas  ações  do Instituto Raízes de Áfricas, como o I Encontro de Cultura Negra dos Municípios Alagoanos, que acontece no dia 09 de outubro, como também o Ìgbà-Ubuntu: Seminário Afro  Internacional  “O Universo das Palavras Pretas, Culturas e  Ancestralidade” , previsto para acontecer dia 21 de novembro, parte integrante da  7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas , que acontece de 20 a 29 de Novembro de 2015, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió,AL.

Na ocasião, a coordenadora apresentou projeto  solicitando apoio institucional da SEPLAG, para as ações étnicas do Instituto Raízes  e  reforçou o convite para participação de Christian Teixeira, em  mesa de abertura da próxima atividade afro.