O Brasil tem a maior população de origem africana fora da África e, por isso, a cultura desse continente exerce grande influência, principalmente, na região Nordeste do Brasil.
Em Alagoas o Quilombo dos Palmares localizado na Serra da Barriga, no município dos Palmares é elemento essencial da representação da cultura negra no estado.
O I Encontro sobre Cultura Negra dos Municípios Alagoanos é uma iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, Associação dos Municípios Alagoanos-AMA e o Governo do Estado de Alagoas.
O Cultura Negra dos Municípios Alagoanos traz como proposta o intercâmbio e as possibilidades de diálogo entre as especificidades das culturas negras dos municípios alagoanos, apoiada nos saberes e na participação qualificada dos atores regionais.
É a busca da formação de rede de gestor@s municipais, como possibilidade para uma substancial contribuição, visando o conhecimento e reconhecimento dos fundamentos teóricos, metodológicos e operacionais da concepção, elaboração e gerenciamento de projetos públicos para a afirmação dos traços significativos das culturas de base africana.
O Encontro, que trará especialistas no tema terá rodas de conversa para contextualização da realidade local, elaboração de propostas visando ações integradas, oficinas para captação de recursos, etc.
Além, cada município poderá apresentar um pôster ( 90 x1.20) sobre manifestações culturais de matriz africana que ressignificam sua cidade.
Os pôsteres serão expostos no Auditório Aqualtune ( dia 09/10) ao longo do Encontro e dia 21/11 no Centro de Convenções, como parte integrante da Bienal Internacional do Livro.
A participação é gratuita e, para que seja expedido o certificado é necessária o envio de dados: nome, instituição, celular por meio do e-mail raizesdeafricas@gmail.com,com mais informações pelos telefones (82)8827/3256/3231-4201
A programação será disponibilizada nos próximos dias
O Cultura Negra é parte integrante da II etapa do VI edição do Ciclo Nacional de Conversas Negras: “Agosto Negro ou o que a História Oficial Ainda Não Conta: O Silêncio Plural Sobre o Racismo no Brasil, ocorrido no mês de agosto, no Senado Federal,em Brasília.
Dia: 09 de outubro 2015
Certificação: 10h
Local: Auditório Aqualtune- Palácio República dos Palmares
Inscrições: Enviar e-mail para raizesdeafricas@gmail.com
Informações: (82)98827/3656/3231-4201