Acontece em Brasília, nos dias 27 e 28 de agosto, a 6º edição do Ciclo Nacional de Conversas Negras: “Agosto Negro ou o que a História Oficial Ainda Não Conta, que tem como tema:” O Silêncio Plural Sobre o Racismo no Brasil",.
O local de realização do Ciclo será no auditório Antonio Carlos Magalhães, Senado Federal, e terá a participação de jovens militantes e pesquisadoras da questão racial, de Alagoas e Brasília,tendo como tema de debate o racismo na escola.
Entre as palestrantes convidadas para conversar sobre: “O Silêncio em torno do Racismo dentro da Escola.com.br e a Lei nº 10.639/03”, no dia 28/08, às 11h, estão Laiane Silva, alagoana, estudante de Ciências Sociais na Universidade Federal de Alagoas, que afirma:- É uma oportunidade ímpar discutir o racismo com outros públicos e creio que o Ciclo Nacional é espaço de grande aprendizado, principalmente para nós jovens.”
Laiane é bolsista de Iniciação Científica do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e membro do GrupoRio Largo TODOS1.
Também convidadas para a discussão estão Carliene Sena da Cunha ,Psicóloga -Movimento Afrodescendente de Brasília -Conselho de Juventude do Gama -Coletivo negras e negros da UCB e Thânisia Marcella Alves Cruz, Graduanda em LetrasFrancês. Experiência em Estudos Literários e Estudos em Ciências Sociais com ênfase na interface gênero, raça e violência doméstica e com experiência em Práticas e Estudos sobre Educação.
Para o Instituto Raízes de Áfricas, idealizador do Ciclo Nacional:“Construir Conversas Negras é criar possibilidades de reflexão e o redimensionamento da questão estrutural do racismo, não só nos currículos das escolas brasileiras, mas em todos os espaços formativos na busca de criar um processo de diálogo social que contemple e problematize temas relacionados com a descriminação, desigualdades e promoção de políticas para a igualdade racial.
E, sobretudo discutir o racismo como violência de caráter endêmico, implantada em um sistema de relações assimétricas, fruto da continuidade de uma longa tradição de práticas institucionalizadas.”
Com certificação de 20 horas, as inscrições para a sexta edição do Ciclo Nacional de Conversas Negras estão abertas.
Para inscrever-se basta enviar um e-mail com nome, instituição e telefone luceliaaguiar.semidh@gmail.com, com cópia para raizesdeafricas@gmail.com
Mais informações: (61) 3403-4979 (61) 9698-7979 e ou (82) 98827-3656/3231-4201
Local: Auditório Antonio Carlos Magalhães (também conhecido como Auditório do Interlegis), Edifício do Interlegis, Via N2, Anexo E, Senado Federal.
Dias: 27 e 28 de agosto de 2015
Entrada franca
No facebook: https://www.facebook.com/events/941786205868123/