A convite do presidente do Senado da República do Brasil, a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros, acompanhada de Fernanda Monteiro, do Juventude Negra Independente de Alagoas estiveram reunidos nesta segunda-­feira, 27/07, tendo como pauta de  discussão, proposições e  articulações para a continuidade  das conversas pretas.

 Aproveitando a ocasião, Arísia Barros apresentou ao senador Renan Calheiros toda programação do XX Seminário Afro Alagoano Ìgbà- Êre Narrativas Plurais: “O Silêncio Escolar sobre o Racismo Cotidiano”, que acontece dia  31 de julho, das 8 as 18h,no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares.

Iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, uma das representações do movimento negro, em Alagoas, o  Ìgbà- Êre visa  problematizar e refletir  sobre o apagamento do preconceito e do racismo no ambiente  social,político, institucional,  especialmente nos espaços escolares.

Uma das inovações deste Igbà é o protagonismo de participação ativa dos jovens estudantes de escolas públicas e universidades, que estarão à frente dos debates, como também na plenária.

Como resultado do Seminário Afro haverá a composição da  Carta dos Jovens  Alagoanos de Enfrentamento à PEC 171 ( coordenada pela ONG Aldeias Infantis e a professora Juliana Alves da Assessoria de Educação em Direitos Humanos e Segurança Pública, da Universidade Federal de Alagoas)  e a Carta de Alagoas das Pretas Mulheres de Julho.

A inscrição é gratuita. Para inscrever-se envie nome, instituição, celular, endereço para o e-mail raizesdeafricas@gmail.com e logo confirmaremos sua inscrição.

Maiores informações: (82) 98827-3656/3231-4201