Letícia Costa e Ricardo Júnior são alun@s do 3º do ensino médio da Escola Princesa Isabel- localizada no Centro Educacional de Pesquisas Aplicada- CEPA, da rede pública estadual alagoana , e serão palestrantes do XX Seminário Afro Alagoano Ìgbà- Êre Narrativas Plurais: O Silêncio Escolar sobre o Racismo Cotidiano, que acontece dia 31 de julho, em Maceió,AL.
A ideia da participação de alun@s em mesa temática, sobre a PEC 171, surgiu durante um debate sobre o racismo realizado, no dia 09 de junho, no auditório da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
O debate foi promovido pelo Instituto Raízes de Áfricas, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, por meio da Coordenadoria Especial de Gestão de Pessoas e da 13ª CRE. A atividade fez parte do projeto ‘Roda de Conversa’, com o tema ‘Fala sério: Racismo, aqui não!’.
Segundo Letícia Costa de 16 anos: “Acho que vai ser uma experiência interessantíssima. Fico feliz de ter essa oportunidade de compartilhar ideias sobre assuntos importantes como a redução da maioridade penal, de ter a chance de expor a minha opinião à outras pessoas e de, com certeza, aprender bastante com as opiniões delas; assim como estou interessada em obter aprendizado no seminário como um todo.”
Ricardo Junior, também de 16 anos, que de inicio faria uma intervenção a favor da PEC 171, afirma que depois de alguns estudos mudou de idéia:-”Já tenho umas bases sobre o assunto,mas vou começar a estudar mais severamente. descobri outras coisas. Já não olho esse assunto da mesma forma que antes”
Iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, uma das representações do movimento negro, em Alagoas, o XX Seminário Afro Alagoano Ìgbà- Êre Narrativas Plurais: O Silêncio Escolar sobre o Racismo Cotidiano acontece dia 30 de julho,das 08 às 18h, no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, cidade de Maceió,AL.
O referido Seminário conta com o apoio do Governo do Estado de Alagoas por meio da Secretaria de Comunicação, Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado Adjunta da Juventude , Gabinete Civil, do Governo Federal, através da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial-SEPPIR, Fundação Cultural Palmeres, SMTT, da Prefeitura de Maceió e CEDCA.
A inscrição é gratuita. Para inscrever-se envie nome, instituição, celular, endereço para o e-mail raizesdeafricas@gmail.com e logo confirmaremos sua inscrição.
Maiores informações: (82) 98827-3656/3231-4201