Nascida em União dos Palmares, na região da Serra da Barriga, no município de  União dos Palmares, AL, Maria Vitória de Lima conta  58 anos de idade  e se dedica à Umbanda, religião de matriz africana.

Faz 30 anos que o Templo Abaçá Airá Obá, da Yalorixá Vitória- a mãe Vitória-como é mais conhecida- tinha como sede a Vila dos Pescadores, no Bairro de Jaraguá, em Maceió,AL.

Nesta quarta-feira, 17/06 o Templo Abaçá Airá Obá- um espaço sagrado- foi violado, por homens da Prefeitura de Maceió, numa versão modernosa do Quebra de 1912, durante a remoção dos moradores da Vila dos Pescadores.

O Quebra de 1912 consistiu na destruição de todas as casas de culto afro-brasileiro existentes na capital, Maceió. Terreiros foram invadidos e objetos sagrados foram retirados e queimados em praça pública; pais e mães de santo foram espancados publicamente.

Por ser um templo religioso, a Casa de Mãe Vitória, não poderia ser removida, mas foi.

E a Yalorixá Vitória garante que tem todos os  documentos de ocupação, concedidos pela  União e  autorização de diversos órgãos para ter ali sua casa funcionando.

Quando os “homens da lei” chegaram para a remoção Mãe Vitória resistiu: "Meu santo eu não levanto daqui." E os policiais forçam a entrada: "Se você não tirar, vai ser tirado de qualquer jeito."

E na sequência, um funcionário da Prefeitura grita algo como: "O único santo é Deus."

A mesma Prefeitura da Maceió- que no dia 02 de fevereiro deste ano – o mês do quebra de 1912- lançou um Plano  de erradicação de preconceitos, cujo objetivo segundo o prefeito Rui Palmeira é/ seria(?) erradicar todas as formas de preconceito nas estruturas públicas do Município, violou  direitos constitucionais.

A minha casa é meu templo- afirma Mãe Vitória!

Aqui não tinha nada, no lugar dessa casa havia um barraco velho e eu ergui meu lar à custa de trabalho e esforço.Se fosse uma igreja católica não entravam assim carregando tudo” Minha casa é meu templo- complementa a Yalorixá que já  fazia parte do cenário da região e  da vida dos moradores do bairro de Jaraguá.

Cessaram os tambores na Vila.

De novo!

 

Com informações: https://www.facebook.com/abraceavila?fref=ts

                               http://vidasanonimas.tnh1.com.br/mae-vitoria/

Sugestão de título: Ana Cláudia Laurindo https://www.facebook.com/anaclaudia.laurindo.5?pnref=story