Nascida em União dos Palmares, na região da Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, AL, Maria Vitória de Lima conta 58 anos de idade e se dedica à Umbanda, religião de matriz africana.
Faz 30 anos que o Templo Abaçá Airá Obá, da Yalorixá Vitória- a mãe Vitória-como é mais conhecida- tinha como sede a Vila dos Pescadores, no Bairro de Jaraguá, em Maceió,AL.
Nesta quarta-feira, 17/06 o Templo Abaçá Airá Obá- um espaço sagrado- foi violado, por homens da Prefeitura de Maceió, numa versão modernosa do Quebra de 1912, durante a remoção dos moradores da Vila dos Pescadores.
O Quebra de 1912 consistiu na destruição de todas as casas de culto afro-brasileiro existentes na capital, Maceió. Terreiros foram invadidos e objetos sagrados foram retirados e queimados em praça pública; pais e mães de santo foram espancados publicamente.
Por ser um templo religioso, a Casa de Mãe Vitória, não poderia ser removida, mas foi.
E a Yalorixá Vitória garante que tem todos os documentos de ocupação, concedidos pela União e autorização de diversos órgãos para ter ali sua casa funcionando.
Quando os “homens da lei” chegaram para a remoção Mãe Vitória resistiu: "Meu santo eu não levanto daqui." E os policiais forçam a entrada: "Se você não tirar, vai ser tirado de qualquer jeito."
E na sequência, um funcionário da Prefeitura grita algo como: "O único santo é Deus."
A mesma Prefeitura da Maceió- que no dia 02 de fevereiro deste ano – o mês do quebra de 1912- lançou um Plano de erradicação de preconceitos, cujo objetivo segundo o prefeito Rui Palmeira é/ seria(?) erradicar todas as formas de preconceito nas estruturas públicas do Município, violou direitos constitucionais.
A minha casa é meu templo- afirma Mãe Vitória!
Aqui não tinha nada, no lugar dessa casa havia um barraco velho e eu ergui meu lar à custa de trabalho e esforço.Se fosse uma igreja católica não entravam assim carregando tudo” Minha casa é meu templo- complementa a Yalorixá que já fazia parte do cenário da região e da vida dos moradores do bairro de Jaraguá.
Cessaram os tambores na Vila.
De novo!
Com informações: https://www.facebook.com/abraceavila?fref=ts
http://vidasanonimas.tnh1.com.br/mae-vitoria/
Sugestão de título: Ana Cláudia Laurindo https://www.facebook.com/anaclaudia.laurindo.5?pnref=story