O Congresso Nacional de Negras e Negros do Brasil – CONNEB acontece nos dias 17 e 18 de janeiro, na cidade do Rio de Janeiro, tendo como objetivo estratégico  reunir uma significativa parcela de entidades negras do Brasil para discutir, dentre outros, o Projeto de Lei de Iniciativa Popular para a Reparação aos descendentes de povos africanos escravizados no Brasil, como também debater  "A dinâmica da negociação da Reparação entre  Povo Negro e Estado político". Durante atividade haverá o Campanha de Recolhimento de Assinaturas para o Projeto de Lei, como também a formação da CONNERE, que vem a ser a Comissão de Negociação da Reparação.

Participam do Congresso expressivas lideranças históricas e ativistas de diversos estados brasileiros.

O Congresso tem como palavra de ordem a organização de estratégias na busca da autonomia dos movimentos negro. É espaço coletivo  para  reflexão,  entendimentos e  diálogos e construção de consensos.

O local do Congresso é o SINDSPREV, localizado na Rua Joaquim Silva nº 98-A, Lapa (Centro)– Rio de Janeiro – Capital, das 10:00 às 18:00 horas.

Com o apoio institucional da Federação das Indústrias do estado de Alagoas, o  Instituto Raízes de Áfricas representa o estado de Alagoas no CONNEB.

Abaixo a programação:

 

 17/01- Sábado  

10:00hs às 10:30ns – ABERTURA- Explicação da dinâmica

10:30hs às 13:00hs - Projeto de Lei (debates)

13:00hs às 14:00hs – Almoço

14:00hs às 16:00hs - Projeto de Lei  (continuação)

16:00hs às 18:00hs - Campanha de Recolhimento de Assinatura

18:00hs - Encerramento do sábado

 

18/01 Domingo

 

10:00hs às 11:30hs - Lançamento e Encerramento da Campanha.

11:30hs às 13:00hs - CONNERE - Comissão de Negociação da Reparação- Agenda de Exigências da Reparação

13:00hs às 14:00hs – Almoço

14:00hs às18:00hs - Marcha a Brasília

18:00hs -  ENCERRAMENTO DA ASSEMBLÉIA/CONNEB