A Santa Casa de Maceió recebeu na última quinta-feira (11), em São Paulo, o prêmio Referências da Saúde 2014 por dois "cases" de sucesso, um em tecnologia da informação (TI) e outro em gestão de pessoas.

Gestores de 26 instituições nas categorias Hospital, Operadora, Medicina Diagnóstica e Homecare receberam na sede da IT Mídia o reconhecimento pela implantação de boas práticas gerenciais corporativas, entre eles Sílvio Melo, gerente de Gestão de Pessoas da Santa Casa de Maceió.

A seleção dos melhores "cases" se baseou em estudo da empresa de consultoria PwC, especializada em assessoria tributária e empresarial. A Santa Casa de Maceió foi agraciada na categoria Hospital em duas das cinco áreas definidas: gestão administrativo-financeira; gestão de pessoas, gestão de tecnologia da informação, responsabilidade socioambiental e governança corporativa.

Em conjunto com a equipe da terapia nutricional, os desenvolvedores da TI formataram um sistema que analisa o perfil nutricional de cada paciente e sugere à equipe multiprofissional alterações na dieta ou avisa por SMS, e-mail e no ambiente virtual da enfermagem se há déficit de algum nutriente.

Já a área de gestão de pessoas verificou que em 2012 apenas 30% dos colaboradores haviam recebido "feedback" dos seus líderes, percentual este que saltou para 98% em 2013 após a implantação do projeto Realização de "feedback" em Gestão por Competências. Para tanto foram realizadas ações como envio de emails de alerta de prazos e estímulos à conclusão, flyers online de incentivos entre outras iniciativas visando ampliar a comunicação e fortalecer os laços líder-lliderado.