Há mais de 10 anos os Programas de Saúde do Homem e da Mulher Rural, promovidos pelo Sistema Faeal/Senar, percorrem todas as regiões do estado levando atendimento e prevenção para produtores e produtoras rurais do estado. No primeiro semestre de 2025, oito municípios já foram contemplados com exames clínicos e laboratoriais. Ao todo foram realizados 763 testes de PSA; 402 exames de toque retal; 338 citologias e 630 mamografias.

“Este ano celebramos 11 anos do Programa Saúde do Homem Rural, com uma comemoração em Chã Preta. É uma enorme satisfação completar mais de uma década levando nossos programas para os mais diversos municípios do nosso estado”, afirmou o presidente do Sistema Faeal/Senar, Álvaro Almeida.

Além, de Chã Preta, os atendimentos também foram realizados em Cacimbinhas, Jaramataia, Junqueiro, Viçosa, Coruripe, Japaratinga e Carneiros. “O nosso compromisso é com a produtora e o produtor rural que precisam de exames e de informação em saúde, colaborando com a prevenção de doenças, principalmente o câncer da próstata, nos homens, e de mama e útero nas mulheres”, informou Andréa Vieira, coordenadora dos programas em Alagoas.

Os dois últimos municípios contemplados, no primeiro semestre, foram Japaratinga e Carneiros. No primeiro foram atendidos 119 homens, com PSA e toque retal; e 82 mulheres, com mamografias e citologias. “Em Carneiros, o Programa Saúde do Homem realizou 81 exames de PSA e 27 exames de toque; já o Programa Saúde da Mulher fez 71 mamografias e 24 citologias. No segundo semestre, estão previstas ações em mais sete municípios”, completou Andréa Vieira. 

 

 

Fazendo a diferença 

Em 2024, os programas levaram informação e prevenção do câncer para 22 municípios alagoanos, beneficiando 1.760 mulheres com exames de citologia e mamografia e 2.057 homens com exames de PSA e toque retal. A iniciativa é um sucesso e faz a diferença na vida das pessoas que não têm acesso a esses tipos de serviços nas suas comunidades.

“O objetivo dos programas é justamente esse: chegar a todas as regiões do estado, levando atendimento aos produtores que moram no interior e muitas vezes não têm a oportunidade de fazer esses exames com frequência e receber informações sobre prevenção. Os cânceres de mama, útero, próstata e até casos de doenças penianas atingem um grande número de pessoas, que precisam ser atendidas nos locais onde moram”, atestou o presidente do Sistema Faeal/Senar, Álvaro Almeida.

O presidente faz questão de receber os prefeitos e prefeitas que desejam contar com os programas em seus municípios para uma reunião presencial de alinhamento, já que a ação é fruto de uma parceria com os profissionais e as unidades de saúde dessas localidades. “Trata-se de uma iniciativa que envolve as prefeituras, os sindicatos rurais e a equipe do Sistema Faeal/Senar, para prestar um serviço de qualidade aos nossos produtores”, concluiu Álvaro Almeida.