Jacaré dos Homens sediou, nessa segunda-feira (4), a reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) que reuniu gestores e técnicos de saúde da 2ª Macrorregião de Alagoas. O encontro teve como foco principal discutir temas estratégicos para o fortalecimento do SUS no estado, reafirmando a importância da presença ativa dos gestores municipais na tomada de decisões que impactam diretamente a população.
A vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Zilda Ferreira, a CIR é um espaço de empoderamento do gestor municipal do SUS e reforçou o papel fundamental da pactuação regional, uma vez que o diálogo técnico e político fortalece as redes de atenção à saúde. “A presença ativa dos gestores municipais é determinante para garantir que as decisões tomadas reflitam as reais necessidades da população. A saúde pública se constrói com participação, escuta e compromisso. E encontros como esse evidenciam o poder transformador da gestão comprometida e articulada”, reforçou.
Entre os principais pontos debatidos na CIR estiveram o processo de remanejamento da Programação Pactuada e Integrada (PPI); a necessidade de retomada das discussões nas Câmaras Técnicas antes do processo de pactuação em Comissão Intergestores Bipartite (CIB); a realização de cirurgias eletivas; a situação epidemiológica das arboviroses e da febre do Oropouche, além de debates sobre a política de saúde da população negra e sua inserção nos planos municipais de saúde (PMS).
Outros destaques foram a apresentação da rede de imunopreveníveis para populações em condições especiais (RIE) e a informação do êxito na ampliação das cirurgias cardíacas no Hospital CHAMA, resultando em fila zerada para os municípios da segunda macrorregião, considerado anteriormente um dos pontos sensíveis da rede assistencial.
As apoiadoras do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Kathleen Moura e Andrea Bentes, apresentaram a situação atual dos instrumentos de gestão dos municípios, contribuindo para o alinhamento das práticas administrativas e planejamento das ações em saúde. Foi reforçada aos gestores a necessidade de utilizar com regularidade o Painel do Gestor do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), ferramenta disponibilizada desde o último Congresso Nacional, realizado em Belo Horizonte.
Outro ponto de atenção é a participação dos municípios alagoanos na consulta pública da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), referente à proposta de incorporação da vacina meningocócica B (4CMenB) para crianças menores de 1 ano. A consulta está aberta até o dia 18 deste mês, sendo uma oportunidade para que os gestores contribuam com a construção de políticas baseadas nas realidades locais.