Funcionários do Hospital São Vicente de Paulo em União dos Palmares, resolveram paralisar as atividades de urgência e emergência da cidade. A razão seria a falta de pagamento de salários, que deveria ter sido feita pelo Governo Federal, prejudicando assim o atendimento de aproximadamente 170 pessoas por dia.

Segundo as primeiras informações, o repasse do Governo Federal para a prefeitura de União dos Palmares não vem sendo feito, sem qualquer justificativa. A gestão municipal tentou remanejar recursos próprios para pagamentos dos servidores, mas a Câmara de Vereadores precisa autorizar, o que ainda não aconteceu.

A tentativa da prefeitura se justifica. Com a paralisação das unidades de urgência e emergência, cerca de 170 pessoas deixam de ser atendidas por dias e que terão de ser encaminhados para cidades vizinhas ou para Maceió.

Dentro das possibilidades legais, a prefeitura de União dos Palmares estará disponibilizando ambulâncias e se necessário, carros particulares para encaminhar pacientes da cidade para outras localidades.

O secretário geral do município, Francisco Viana, admitiu o problema e espera uma solução rápida. “Não recebemos qualquer comunicado que explique a situação. Estamos tentando pagar os funcionários com recursos próprios, para que a população não pague por isso, mas existem trâmites legais que fazem o processo ser demorado”, afirmou.

Com a paralisação das unidades de urgência e emergência, funcionam momentaneamente a maternidade, ambulatório e quatro clínicas específicas. O tempo de greve é indeterminado e o grupo de servidores parados aguardam a resolução do problema para retornar as atividades.