“A cirurgia de lipoaspiração não é método de emagrecimento. E mais: lipoaspiração é um tipo de cirurgia e, lamentavelmente, há muita propaganda falsa tentando enganar futuros pacientes prometendo resultados milagrosos e que não acontecem”.  A advertência é do presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) em Alagoas, cirurgião plástico André de Mendonça. 

A afirmação do presidente da SBCP no estado é feita no momento que, antecedendo o verão, a busca pelo procedimento aumenta em Alagoas e em todo o país. “E mais que isso: além de aumentar o movimento, aumenta a oferta de supostas variações da lipoaspiração que, na verdade, não alteram o resultado final do procedimento, que é reduzir gordura localizada e não simplesmente emagrecer o paciente”, afirma o cirurgião plástico.

Com doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), o presidente da entidade no estado e também membro da prestigiosa Sociedade de Cirurgiões Plásticos dos Estados Unidos (EUA), diz que é “necessário orientar os pacientes para garantir os resultados do procedimento e, principalmente, a saúde de quem faz a famosa ‘lipo’”.

De forma resumida, o cirurgião plástico explica que “a lipoaspiração nada mais é que um procedimento cirúrgico que se dá por meio da retirada do excesso de gordura de regiões determinadas do corpo através de pequenos canos específicos acoplados a um aparelho de sucção ou seringas. E os resultados são os melhores em quem têm pele firme, elástica e boa saúde, estando entre as áreas mais comuns para a intervenção o abdome, os culotes e as papadas”.

Entretanto, afirma André de Mendonça, “mesmo sendo um procedimento aparentemente simples, alguns aspectos são fundamentais pois se trata de uma cirurgia e como tal requer cuidados específicos. Por exemplo: lipoaspiração não é método de emagrecimento. Para perder é preciso dieta e atividade física. A lipospiração é uma aliada para quem quer se livrar do excesso, do extra, e somente. Ela reduz quantidade localizada e em alguns casos o ideal seria primeiro perder peso para, depois, lipoaspirar o que “sobrou”, adverte o especialista.

Tipos de lipoaspiração 

Outra questão importante e que toda candidata ou candidato à lipoaspiração deve conhecer é que as popularmente chamadas hidrolipo, minilipo, lipo light, lipo fracionada, HLPA ou hidrolipoclasia aspirativa são, todas, variações de procedimentos de lipoaspiração. 

“O princípio destes procedimentos é o mesmo, com pequenas alterações no método. Ou seja, todos são em sua essência cirurgias plásticas de lipoaspiração. Por isso, todo cuidado é pouco com propaganda enganosa e promessas de resultados milagrosos. Em Maceió e nas grandes cidades brasileiras muitos cartazes e placas em fachadas de clínicas apresentam estes métodos como ‘revolucionários’ e o paciente deve estar atento”, ressalta o médico. 

“Outro aspecto importante é que todos os tipos de lipoaspiração devem ser feitos somente por um cirurgião plástico, já que são todas cirurgias, sem distinção. Quando o profissional que oferta não é um médico, o paciente deve desconfiar e procurar entidades como o Conselho Regional de Medicina” reitera André de Mendonça. Ainda segundo o presidente da SBCP, “Alagoas conta com dezenas de médicos cirurgiões plásticos aptos para a realização, com segurança, deste procedimento”.