Até o próximo mês de janeiro, quando devem ser concluídas as obras no espaço físico da Unidade de Saúde Hamilton Falcão, onde estão alocados os serviços da casa maternal Denilma Bulhões, o atendimento de triagem e encaminhamento das gestantes em regime de plantão de 24 horas continua sendo feitos para as maternidades do SUS que fazem parte da Rede Cegonha através do Cora. O atendimento é feito por uma equipe composta por enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar.

Com a conclusão das obras, a Denilma Bulhões ganhará reforço na qualidade e humanização dos serviços, possibilitando às gestantes todo o acompanhamento obstétrico na unidade, incluindo o pré-natal, parto até o puerpério. A Casa Maternal terá ainda enfermaria com três leitos, dentro dos padrões estabelecidos pela Lei do Acompanhante.

Outra novidade será a instalação de um espaço de preparação da gestante para partos naturais humanizados, que disponibilizará às gestantes todos os equipamentos necessários de acordo com a forma de parto escolhida – na cama, cadeira de parto ou de cócoras, por exemplo.

“As adequações estão sendo realizadas com base nas portarias ministeriais que preconizam o atendimento, tipos de unidades e a humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde. Nosso objetivo é assegurar atendimento e acolhimento humanizados”, explica o coordenador administrativo da Casa Maternal, Marcelo Araújo.

De acordo com a coordenadora da Rede Cegonha, Suzangela Dória, a qualificação da Casa Maternal será fundamental para as gestantes de Maceió.  “A meta é melhorar a qualidade do atendimento, de modo que as gestantes da região não precisarão se deslocar para outras unidades em busca de atendimento, considerando que a Denilma Bulhões já tem esses profissionais qualificados e está sendo otimizada para ofertar os serviços necessários às gestantes”, finaliza a coordenadora.