O Brasil passa por intensa mudança. A vida moderna nos permite mais facilmente adequarmos o rumo da nossa trajetória pessoal e profissional. Sempre dá tempo, ainda mais com as ferramentas modernas ao nosso alcance. O prefeito Rui Palmeira está prestes a iniciar o segundo tempo de sua administração.

Como numa partida de futebol, a equipe por ele montada acabou o 1º tempo derrotada. Os resultados da atual gestão estão aquém da expectativa, das promessas feitas durante a campanha eleitoral. Porém, o treinador, o prefeito, prepara mudanças. É possível reverter o quadro? Claro que sim. Mas é preciso disposição e muita vontade.

Oriundo de uma família respeitada no meio político alagoano e brasileiro, Rui Palmeira tem que acertar. Aliás, dizem que não tem o direito de errar. Um ponto extremamente positivo em seu governo é que inexiste qualquer conversar ou especulação sobre corrupção em seu governo. Nos tempos em que vivemos, é um grande avanço. Mas o povo anseia por muito mais do que isso.

Da mesma forma que Rui, Renan Filho também não terá direito de errar. Ambos têm uma possibilidade de terem mais destaque na profissão que abraçaram do que os seus pais. São dois jovens que podem se tornar grandes lideranças políticas pelos cargos que ocupam, por serem preparados e por saberem o que é necessário para melhorar a vida dos alagoanos.

Entretanto, é preciso entender o tempo em que vivemos, o que as pessoas desejam, o que é preciso ser feito e como se comunicar. Honestidade e ações administrativas que melhorem a vida dos administrados é uma obrigação. Quanto mais votamos mais aprendemos, quanto mais aprendemos mais experientes ficamos.

Melhor exemplo vem dos fortes ventos de mudanças pós-eleição com a Operação Lava Jato. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, vê um efeito benéfico no caso de corrupção da Petrobras para a sociedade brasileira, que é a reforma política. "O sistema republicano e a Justiça começam a mudar de paradigma. A Justiça de três, quatro anos para cá, não é mais uma justiça dos três Ps, de puta, de preto, de pobre. Ela está indo em cima de agente político e de corruptor. Essas prisões serão o grande propulsor da reforma política. E esse sistema é corruptor mesmo, se continuar esse sistema não vai mudar nada, pois vamos derrubar essas pessoas e outros virão ocupar esses espaços. O efeito que estou apostando é a reforma política."

Portanto, caro leitor, quem não entender o que está acontecendo e quais são as exigências será rifado do processo. Rui se prepara para o 2º tempo. Renan Filho para iniciar a sua disputa.

E nós torcemos para que dê certo em ambos os casos. Será melhor para todos. Os sinais estão aí para serem entendidos.